A ideia era celebrar os 241 anos da primeira ‘Aula de Debuxo e Desenho’, instituição pioneira do ensino artístico na cidade do Porto. O desafio, lançado a toda a comunidade, consistia na partilha de um desenho nas redes sociais. A resposta, essa, foi tremenda…

Ao todo, foram mais de 500 desenhos partilhados no Facebook e no Instagram com a hashtag #up200e40_1*, numa iniciativa da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) que procurou aproximar as diferentes faculdades da U.Porto – e não só – através do Desenho enquanto “prática aberta e linguagem universal do pensamento, espaço de cruzamento das diversas áreas do conhecimento, das ciências exactas, naturais e médicas, às engenharias e tecnologias, passando pelas humanidades, artes e ciências sociais”.

A ação, que integra também as comemorações do 40.º aniversário da FAUP – cuja programação foi, em parte, adiada para 2021 devido à crise pandémica -, será repetida a cada ano, no dia 17 de fevereiro, com ações de divulgação e partilha de desenhos.

* Os mais de 500 desenhos identificados com a #up200e40_1 referem-se ao total das partilhas que a organização conseguiu contabilizar nas duas redes sociais. O número de desenhos visíveis varia em função de cada utilizador, dada a existência de posts ou perfis não públicos.