“O desenho é um instrumento transversal a todas as disciplinas do conhecimento”. É o que assinala a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) a propósito dos 241 anos da primeira Aula de Debuxo e Desenho, a 17 de fevereiro de 1780, e dos 40 anos de criação da faculdade (1979).

Num ano letivo muito diferente do habitual, a FAUP lança o desafio a toda a comunidade académica da Universidade do Porto para celebrar o Desenho enquanto prática aberta e linguagem universal do pensamento.

A ideia é que esta quarta-feira, 17 de fevereiro, dia em que decorreu a primeira Aula de Debuxo e Desenho, docentes, alunos, investigadores, pessoal não docente e antigos estudantes de toda a Universidade do Porto partilhem nas redes sociais — Facebook e/ou Instagram — um desenho seu com a hashtag #UP200e40_1.

200 e 40 e 1 anos depois da primeira ‘Aula de Debuxo e Desenho’

A ‘Aula de Debuxo e Desenho’, instituída após a ‘Aula de Náutica’ pelo Decreto de 27 de novembro de 1779 e iniciada a 17 de fevereiro de 1780, representa um marco significativo nos antecedentes da Universidade do Porto que interessa hoje revisitar enquanto espaço comum e agregador das suas Faculdades.

Para a FAUP, o desenho constitui a expressão maior da sua prática de ensino, projeto e investigação, onde mais do que uma expressão artística, é uma ferramenta operativa do pensamento, estabelecendo afinidades com diversas áreas do conhecimento.

O ensino do desenho na Universidade do Porto tem especial destaque nas áreas com componente artística — Belas Artes e Arquitectura —, contudo, o desenho sempre esteve presente em muitas outras áreas do conhecimento como meio de apreensão e comunicação. Das Ciências à Economia, das Engenharias ao Desporto, das Medicinas ao Direito, das Letras a Farmácia, da Computação à Psicologia, o desenho, consciente ou inconscientemente, é um instrumento de trabalho presente no quotidiano de todos.

De Abel Salazar a Álvaro Siza, de Edgar Cardoso a Ângelo de Sousa; da ilustração científica à elegância de uma fórmula química ou equação matemática; da espiral de ADN às redes informáticas; da peça de mecânica à infografia… — mapas, diagramas, grafos, esquemas; manuscritos ou digitais, conceptuais ou descritivos, analíticos ou explicativos… todos desenha(ra)m, tudo é desenho!

É assim no contexto em que se assinalam os 40 anos da FAUP, criada por decreto-lei em 1979, 200 anos após a instituição da ‘Aula de Debuxo e Desenho’ (1779-1803) que esteve na génese do Curso de Arquitectura, a FAUP propõe assinalar o dia 17 de fevereiro como o momento coletivo de celebração do Desenho enquanto prática aberta e linguagem universal do pensamento, das ciências exactas às ciências sociais, das humanidades às artes.

Mais informações aqui.