“O fator preponderante foi a qualidade associada ao curso”, reconhece Catarina Martins, sobre o que mais pesou mais na escolha da Licenciatura em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), onde ingressou em 2020.

Natural de Viseu, mais concretamente Santa Comba Dão, recorda um ano “bastante atípico”, devido à pandemia. Mas que mesmo assim não a “impossibilitou de fazer/ fortalecer amizades” dentro da comunidade académica. Nem de brilhar nos estudos…

Com uma média de 17,6 valores no 1.º ano do curso, Catarina Martins foi um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. “Feliz” pela conquista, não quer ficar por aqui. “Estou motivada a fazer mais e melhor!”, diz.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Criminologia foi a minha primeira opção e penso que o fator preponderante para esta decisão foi a qualidade associada ao curso. Qualidade esta que fui descobrindo com quem já frequentava a Universidade do Porto e até o próprio curso. Claro que também pesou muito o facto de a U.Porto oferecer aquele que é o único curso público em Portugal.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O meu primeiro ano foi bastante atípico devido à pandemia, mas mesmo assim não me impossibilitou de fazer/ fortalecer amizades que me têm vindo a acompanhar.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Sinto que U.Porto poderia melhorar tudo o que tem sido desenvolvido relativamente aos programas de ERASMUS. Isto porque, por um lado, os estudantes que escolhem o Porto como “casa” durante um certo período de tempo podem sentir-se desorientados e perdidos já que as aulas são dadas na sua totalidade em português e existem, a meu ver, poucas iniciativas integradoras. Por outro lado, quem pretende ir estudar para fora não tem acesso a uma informação rápida e eficaz. No fundo esta pesquisa complexa que cabe ao aluno pode desmotivá-lo.

Além disto e relativamente ao meu curso, sinto que seria benéfico diminuírem as avaliações distribuídas em algumas cadeiras, de forma a não estarmos exaustos nas épocas de exames.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Toda a gente fica feliz quando ganha algo e é exatamente assim que me sinto, feliz comigo mesma. Este prémio tem um grande significado simbólico e é a materialização de que o nosso esforço e trabalho serão sempre recompensados. Estou motivada a fazer mais e melhor!

– Quais são os teus planos para o futuro?

Ainda não tenho grandes planos para o meu futuro, mas sei que pretendo continuar a estudar durante mais algum tempo e vir a trabalhar no que gosto.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.