Mais informação, mais conteúdos, mais interação. Mais Universidade do Porto… É tudo isso que pode encontrar, a partir de agora, no Notícias U.Porto. Com um visual renovado e novos conteúdos, o portal de notícias da U.Porto “renasce” com a ambição de estar cada vez mais próximo dos seus leitores e seguidores.

Relativamente à sua versão anterior, o “novo” portal inova desde logo ao nível da imagem, dando mais espaço à fotografia e ao vídeo. Para além de conteúdos mais apelativos, procurou-se também privilegiar uma maior interação com o utilizador, que passa a ter uma área própria para deixar os seus contributos (histórias, fotos e eventos) e, deste modo, Participar ele próprio na criação do portal.

Novidade é também a otimização do Notícias U.Porto para as plataformas mobile, o que permitirá ao utilizador acompanhar as últimas da Universidade em qualquer momento, e a partir de qualquer ponto do mundo.

No que toca aos conteúdos propriamente ditos, a grande novidade é a introdução da “Agenda U.Porto”, que será alimentada com informação sobre os eventos que marcam a atualidade da instituição. E porque são as pessoas a razão da existência da Universidade, estreamos também a secção “Nós por lá”, na qual daremos a conhecer as melhores histórias e roteiros dos membros da U.Porto espalhados pelo mundo.

Estreantes são também a “Foto da Semana” (que será atualizada semanalmente com imagens enviadas, preferencialmente, pelos utilizadores do portal) e a área “@U.Porto” (onde poderá acompanhar a atividade da Universidade nas redes sociais)

Mas o novo Notícias U.Porto não corta totalmente com o passado. Para além das notícias, divididas em seis grandes áreas temáticas, grande parte das secções mantém-se  (ex: “Pessoas”, Oportunidade” U.Porto nos Media”). Garantido está igualmente o envio, à segunda-feira, da Newsletter semanal – mediante subscrição prévia – com os principais destaques da semana anterior.

12 anos a levar a U.Porto até si

Foi em 2007 que os serviços de comunicação das várias faculdades, centros de investigação e demais estruturas que operam no seio da Universidade, se juntaram num esforço inédito para lançar o que seria a primeira vida do Notícias U.Porto, então em formato de newsletter semanal. A partir de 2012, a plataforma assume-se como um portal noticioso de atualização diária, posicionando-se rapidamente como meio de comunicação privilegiado entre a Universidade e a comunidade em geral.

Com mais de 6000 notícias publicadas desde setembro de 2012, o Notícias U.Porto registou, só em 2018, mais de um milhão de visualizações e perto de 600 mil visitantes únicos. Um desempenho inédito, apenas possível graças ao envolvimento de mais de 50 produtores de informação dispersos pela Universidade, e ao qual não é alheio o forte envolvimento da plataforma na estratégia que tem permitido à U.Porto posicionar-se como instituição de ensino superior portuguesa com maior presença nas redes sociais.

Esperemos que gostem da nossa nova “casa”. Fiquem por aí!

O Conselho Coordenador de Comunicação da U.Porto