A Universidade do Porto foi sempre a “primeira opção” de Dara Silva para ingressar no ensino superior. Obviamente, não ter de mudar de cidade foi um fator importante para a estudante de 19 anos, natural de Campanhã. No entanto, aponta a “reputação já conhecida desta instituição” e a “qualidade do seu ensino” como outros motivos para essa decisão.

Assume que o primeiro ano é “desafiante e imprevisível”, mas, apesar disso, a adaptação que tinha receio que pudesse ser complicada acabou por ser fácil e rápida. Tudo isso graças às “pessoas incríveis” que teve oportunidade de conhecer. Por esta razão, afirma que “a realidade foi muito melhor do que poderia alguma vez ter imaginado”.

E, quando foi colocada na U.Porto, provavelmente estava longe de imaginar que, no final do primeiro ano, seria reconhecida com o Prémio Incentivo 2024. Dara Silva representa a Faculdade de Farmácia – com uma média de 16,3 valores – entre os 22 estudantes distinguidos com este prémio. Caracteriza-o como “um motivo de orgulho” e diz que funciona como “motivação” para que continue a dar o seu melhor.

Deixa a mensagem aos novos estudantes para virem “recetivos a tudo o que a Universidade tem para oferecer” e confiantes no seu trabalho e dedicação, pois é a melhor forma de se conseguirem superar.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Na altura em que fiz a minha candidatura para o ensino superior, a Universidade do Porto sempre foi a minha primeira opção. O facto de residir no Porto, e, portanto, não ter a necessidade de me deslocar foi sem dúvida o que pesou mais na hora de decidir. Para além disso, a reputação já conhecida desta instituição bem como a qualidade do seu ensino, tornaram ainda mais fácil a minha decisão.

O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano da faculdade é sempre desafiante e imprevisível, e confesso que estava com bastante receio de como iria ser a minha adaptação num contexto tão diferente do que estava habituada. No entanto, a realidade foi muito melhor do que poderia alguma vez ter imaginado! Consegui integrar-me muito facilmente, conheci pessoas incríveis, e tudo estava organizado para nos fazer sentir em “casa”.

Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

Poderia enumerar diversos momentos deste percurso que me marcaram, mas, a Latada do meu ano de caloira foi sem dúvida uma experiência memorável, ainda mais numa altura em que era tudo ainda muito novo.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

Este prémio representa todo o meu esforço e empenho ao longo do primeiro ano, para além de ser um motivo de muito orgulho, é uma grande motivação para continuar a dar o meu melhor.

Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Superação

Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Que venham recetivos para tudo aquilo que esta universidade tem para lhes oferecer, sem medos, e sem ideias pré-concebidas, e que confiem sempre que com trabalho e dedicação conseguirão atingir qualquer objetivo.