A Reitoria da Universidade acolheu, no passado dia 11 de fevereiro, a cerimónia de apresentação da European Innovation Academy 2022, iniciativa que, durante os próximos quatro anos, vai instalar na Invicta o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo.
É já no próximo verão que as faculdades de Economia e de Engenharia vão acolher este evento que espera juntar mais de 500 estudantes de todo o mundo, para além de uma centena mentores e oradores nacionais e internacionais. À espera dos participantes estará um programa de formação intensivo de três semanas, direcionado para a criação de ideias de negócio inovadoras.
“A nossa expectativa é que venham os estudantes das melhores universidades do mundo na área económica e que os nossos estudantes tenham a oportunidade de conviver com eles e de interagir com alguns dos maiores e mais inovadores empresários do mundo. E que, deste, caldo possam nascer as condições para que haja mais empreendedores e mais inovação em Portugal”, destaca o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.
Alar Kork, presidente da EIA, não esconde também o entusiasmo pela instalação do programa na Invicta. “O Porto é um marco para nós. O Porto vai ser ser a futura capital da inovação e é por isso que queremos cá estar”, destaca o responsável.
Desafiado a explicar o que distingue a European Innovation Academy, Alar Kork refere que “a EIA foi concebida para descobrir e desenvolver novos produtos e serviços na forma de empresas que podem ultrapassar as fonteiras de Portugal”. Nesse sentido, “esperamos estimular novas ideias de negócio que conquistem o mundo, tal como os portugueses fizeram no passado”.
Já Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, acredita que a EIA será “muito importante para a cidade”. E destaca o papel da U.Porto na equação: “Estamos a falar de uma área [do empreendedorismo e da inovação] em que temos trabalhado muito de perto com a Universidade. Estas centenas de estudantes que vêm aqui receber formação vão ter a oportunidade de conhecer o que de melhor se produz na cidade em termos de conhecimento”.
A instalação da European Innovation Academy no Porto resulta do esforço conjunto da Universidade do Porto (parceiro académico), da Câmara Municipal do Porto e do ScaleUp Porto, em parceria com o Santander Universidades e a Beta-i.