A Volkswagen Foundation – a maior organização privada da Alemanha para a promoção e apoio da investigação académica – acaba de atribuir cerca de 1,6 milhões de euros a um projeto que investiga a preocupação da comunidade científica em torno das chamadas práticas de publicação predatórias. A docente e investigadora Rita Faria, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), faz parte da equipa internacional que integra o projeto, contribuindo com o saber da Criminologia para esta investigação.

“Predatory publishing practices: Paper tigers or actual threats from evaluation systems?” (Práticas predatórias de publicação: tigres de papel ou ameaças reais aos sistemas de avaliação”) é o nome do projeto que tem como objetivo elucidar, com dados científicos, a razão para a utilização de práticas de publicação predatórias (ou seja, em revistas predatórias que, normalmente a troco de pagamentos avultados e sem revisão por pares, não controlam a qualidade das publicações científicas.), bem como a reação da comunidade científica a esse uso.

As recentes alterações nos sistemas de avaliação da ciência, incluindo critérios de qualidade mais diversificados, aumentaram a visibilidade da investigação de menor qualidade, conduzindo a ondas de pânico moral sobre os efeitos das práticas predatórias de publicação no sistema científico. No entanto, esta preocupação não tem, até ao momento, qualquer fundamento científico e ignora as complexas relações geopolíticas, as motivações de quem investiga e a narrativa centro-periferia inerente ao debate sobre práticas de publicação nas chamadas revistas predatórias.

Nos próximos quatro anos, a equipa envolvida no projeto vai usar metodologias mistas para investigar as relações entre os sistemas de avaliação da ciência e práticas (predatórias) de publicação, considerando os processos contextuais e os processos sociais que as etiquetam como desviantes. Os dados serão recolhidos em seis sistemas científicos: Alemanha, Polónia, Portugal, Nigéria, Índia e Brasil.

A equipa envolvida no projeto vai estudar as práticas predatórias na Ciência a partir de dados recolhidos em seis países, incluindo Portugal. (Foto: DR)

Este projeto pioneiro destaca a Criminologia que se desenvolve na U.Porto, realçando a importância desta área de saber no estudo de várias formas de desvio ocupacional, incluindo na ciência, tema que já tinha sido objeto do doutoramento de Rita Faria.

O financiamento atribuído à FDUP vai permitir a contratação de bolseiros de investigação, entre outros recursos, para o avanço desta missão. Dos resultados obtidos espera-se que, para além de produzir análises sobre um tema novo, venham a influenciar o desenho de futuros sistemas de avaliação da ciência em vários países do mundo.

O projeto conta ainda com a participação de Dimity Stephen da Deutsches Zentrum für Hochschul- und Wissenschaftsforschung (Berlim, Alemanha), Emanuel Kulczycki da Adam Mickiewicz University (Poznan, Polónia), Martin Reinhart da Humboldt-Universität Berlin e do Robert Merton Zentrum für Wissenschaftsforschung (Alemanha).

Sobre a Volkswagen Foundation

A Volkswagen Foundation é uma organização privada alemã, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promover e apoiar a investigação académica.

Com a iniciativa “Researching research”, a Volkswagen Foundation financia projetos de investigação interdisciplinares, multi-métodos e de orientação internacional, que permitam reunir a experiência de diferentes comunidades. Apoia não só o desenvolvimento de novos conhecimentos, mas também a reflexão sobre a aplicação estratégica dos resultados obtidos no contexto da ciência e da política de ensino superior.