A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) acolheu, no dia 12 de abril, a visita de uma comitiva da Universidade de Macau (UM), com a participação especial do Centro de Estudos Judiciários e Jurídicos da China e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

O Centro de Estudos Judiciários e Jurídicos da China e dos Países de Língua Oficial Portuguesa da Faculdade de Direito é estabelecido em conjunto pelo Supremo Tribunal Popular da China e pela Universidade de Macau, sendo a Faculdade de Direito da Universidade de Macau responsável pela operação diária. Faz parte dos objetivos deste Centro posicionar Macau como ponte entre a China e os Países de Língua Portuguesa, promovendo a compreensão mútua e a comunicação entre as partes, em relação às suas culturas e aos sistemas jurídicos.

Durante a visita os participantes analisaram as melhores práticas para que a Faculdade de Direito da Universidade do Porto e a Faculdade de Direito da Universidade de Macau possam aumentar a sua cooperação, especialmente no que diz respeito às áreas de formação de estudantes, de intercâmbios académicos e de cooperação na investigação.

Estiveram presentes na reunião o Prof. Doutor Tong Io Cheng, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Macau e diretor do Centro de Estudos Judiciários e Jurídicos da China e dos PALOP da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, o Prof. Doutor João Ilhão Moreira, subdiretor do Centro de Estudos Judiciários e Jurídicos da China e dos PALOP da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, Dr.ª MA Zhe, subdiretora do Centro de Estudos Judiciários e Jurídicos da China e dos PALOP da Faculdade de Direito da Universidade de Macau e o Prof. Doutor Manuel Marcelino Escovar Trigo, diretor do Centro de Estudos Jurídicos da China e dos PALOP da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

A comitiva foi recebida na FDUP pelo diretor, Prof. Doutor Paulo de Tarso Domingues, pela subdiretora, Prof. Doutora Rute Teixeira Pedro e pela vogal docente, Prof.ª Doutora Mariana Fontes da Costa.