Na 6ª edição do programa BIP PROOF, iniciativa da U.Porto Inovação, quatro dos seis projetos financiados integram na equipa docentes e investigadores da FCUP e irão receber apoio financeiro de 10 mil euros para desenvolverem provas de conceito.

O anúncio dos projetos vencedores (ver descrição abaixo) teve lugar no passado dia 27 de outubro, durante Encontro de Investigação e Inovação Abertas na U.Porto, realizado na Faculdade de Economia (FEP).

AquaBakillus

Na área da Biologia, o destaque vai para o AquaBakillus, que pretende combater doenças em peixes de aquacultura. O nosso projeto consiste no desenvolvimento de uma estratégia inovadora e sustentável para combater essas doenças nos peixes. Baseamo-nos, para isso, em microrganismos probióticos com elevada capacidade antimicrobiana: os Bacillus spp.”, explica a equipa composta pelos docentes da FCUP, Aires Oliva Teles, Cláudia Serra e Paula Enes, também investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da U.Porto e também por Gabriela Gonçalves, estudante de doutoramento em Biologia da FCUP, Mariana Reis, e Rafaela Santos, do CIIMAR.

O apoio do BIP PROOF vai permitir estabelecer a prova de conceito do “uso de moléculas bioativas como moléculas promotoras de saúde animal em aquacultura”. E também a aquisição de consumíveis, reagentes e serviços essenciais para o aperfeiçoamento da tecnologia. É, como refere a equipa, um importante “reconhecimento e incentivo para continuar”.

O principal objetivo da equipa é contribuir para o “crescimento sustentável da aquacultura e consequente segurança alimentar”.

ECOlive

Já o ECOlive, da docente da FCUP e diretora do Centro de Investigação GreenUPorto/INOV4Agro, Ruth Pereira, e das investigadoras Cristina Calheiros e Verónica Nogueira, com ligação ao CIIMAR, à FCUP e ao GreenUPorto, propõe uma tecnologia de tratamento e valorização de águas ruças com foco na redução do impacto ambiental numa perspetiva de economia circular. De acordo com os investigadores, o objetivo é  “promover a recuperação do substrato enriquecido para posterior utilização como possível fertilizante de solo em olivais ou outras culturas”.

A equipa de investigação já conseguiu desenvolver uma fito-ETAR de fluxo vertical em escala laboratorial, com plantas características de zonas húmidas para tratar as águas residuais resultantes da extração de azeite. Os resultados foram muito promissores, revelando um aumento da qualidade do efluente final e redução da toxicidade para organismos aquáticos.

Agora, com o financiamento obtido no BIP PROOF, a equipa pretende “fazer a validação da prova de conceito em ambiente relevante, em colaboração com uma empresa do setor do azeite, o que permitirá implementar um sistema Fito-ETAR junto a um lagar”, concluem.

NIRWall

No domínio da Física, o BIP Proof vai apoiar também o NIRWall: uma solução sustentável para edifícios escuros, que integra o investigador da FCUP e do IFIMUP, João Ventura e os investigadores Andrea SouzaJoana Maia, Nuno Ramos, da FEUP, e Rita Carvalho Veloso, do IFIMUP e FEUP.

O objetivo principal do NIRWall é redesenhar os sistemas construtivos de fachada, procurando contribuir para um maior conforto térmico e uma menor degradação, ambos derivados da exposição natural. A tecnologia está vocacionada para aplicação em revestimentos do setor da construção, mas também pode ser expandida para outras indústrias. Além disso, a evolução das partículas também permitirá uma expansão do tipo de cores onde é aplicável e do tipo de revestimentos compatíveis com a sua incorporação”, concluem.

Os 10 mil euros conquistados agora no BIP PROOF vão permitir a construção de um protótipo à escapa real para implementar a tecnologia, avaliar o desempenho do mesmo, definir correlações entre os possíveis efeitos da temperatura e o aumento da refletância e também apresentar a tecnologia a potenciais parceiros industriais.

SKD

Não só da Física, mas também das Geociências, outro dos projetos premiados é o SKD, que pretende maximizar a indústria mineira (e não só). Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do INESC TEC, da FCUP e da FEUP, o projeto SKD visa o desenvolvimento de soluções de espectroscopia para identificação de minerais em contexto de exploração. A equipa por trás do SKD é composta pelos docente da FCUP, Alexandre LimaPedro Jorge, também investigador do INESC TEC), Diana Guimarães (INESC TEC), Nuno Azevedo Silva (INESC TEC),  e Tomás Lopes (INESC TEC e FEUP).

O objetivo principal do SKD é a maximização da eficiência no desenvolvimento de soluções mais confiáveis para desempenho em ambiente industrial podendo, até, estender-se para aplicações de outras indústrias além da mineira.

O financiamento obtido no BIP PROOF será aplicado na “fase final de desenvolvimento do protótipo” e na “realização de testes de campo, permitindo a validação da tecnologia em ambiente relevante”, referem os cientistas. O objetivo principal é uma aproximação significativa do produto ao mercado.

Sobre o BIP Proof

O programa foi criado pela U.Porto Inovação em 2018 e, nas seis edições já realizadas, distinguiu um total de 38 ideias inovadoras com 440 mil euros.

Na primeira edição, apoiada pelo projeto U. Norte Inova, o BIP PROOF financiou seis projetos com 20.000 euros. Foi nesse ano que a Fundação Amadeu Dias (FAD) se juntou ao programa, permitindo financiar mais cinco projetos com 10.000 euros para cada. A ligação da FAD ao BIP PROOF manteve-se em todas as edições.

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto