São quatro as jovens estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto distinguidas na nova edição do livro “Raparigas na Ciência”, uma iniciativa da Ciência Viva lançada em 2022, para reconhecer o interesse pelas áreas da ciência e da tecnologia.

Ana Lobo, Raquel Guerreiro, Carolina Leite e Isabel Farinha têm em comum o gosto pela ciência e terem escolhido a FCUP para estudar. Agora estão “juntas” neste novo volume, em que estão representadas 107 estudantes, de Portugal Continental e Ilhas, entre os 5 e os 23 anos, que têm a ciência como parte integral das suas vidas e que participaram em diversos projetos científicos durante o seu percurso escolar.

No primeiro ano da licenciatura em Engenharia Física, Ana Lobo mostra entusiasmo e a curiosidade dos cientistas: “É um gosto e uma paixão ser aluna de ciências, e estou ansiosa para ver o que o futuro proporcionará”, descreve no livro.

Já Raquel Guerreiro, também a começar o seu percurso no Ensino Superior, optou por Química – “um sonho tornado realidade”.

O novo curso de Bioinformática foi a escolha de Carolina Leite. Para esta estudante, “ser cientista é ousar e errar”. E acrescenta com ambição: “Vou partir à descoberta e entrar no extraordinário mundo da ciência.”

Dos Açores para Portugal Continental, Isabel Farinha voou para estudar Biologia na FCUP. No segundo ano da licenciatura, tem procurado oportunidades para alcançar os seus objetivos científicos. “Ser açoriana influenciou o meu gosto pela Biologia. Imersa na Natureza, e incentivada a saber mais, crescer com o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo também instigou este interesse”, conta no livro “Raparigas na Ciência”.

Este livro foi oficialmente lançado pela Ciência Viva num evento realizado no Pavilhão do Conhecimento, no passado sábado, 17 de fevereiro. A primeira edição foi lançada a 11 de fevereiro de 2022 e deu a conhecer os rostos de 115 estudantes, de norte a sul do país, e do primeiro ciclo ao ensino universitário.

A par do projeto “Mulheres na Ciência” , criado em 2016, este livro destina-se a alargar o debate sobre a participação das raparigas nas diferentes áreas científicas, de modo a inspirar as novas gerações para percursos académicos e profissionais em ciência.