Sabia que queria estudar Medicina, mas estava um “pouco perdido”. Contudo, após conversar com estudantes de diversas universidades, ficou “de olho colado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)”. As “grandes oportunidades de aprendizagem” e a “incrível preparação profissional” que lhe foram apresentadas pelas pessoas com quem se informou, tiveram um peso decisivo na escolha de Tiago Rodrigues, estudante de Tondela, em Viseu.

Estava “bastante ansioso e receoso” uma vez que é estudante deslocado, mas a U.Porto deu-lhe a oportunidade de “criar uma nova família” que o acompanhou e apoiou em todos os momentos e, com quem partilhou experiências dentro e fora da faculdade. Foi, precisamente, numa atividade da FMUP que teve a oportunidade de contactar, pela primeira vez, com o que viria a ser o seu grupo de amigos e, por isso, considera este o “ponto de partida” para a integração.

O seu grupo estará, certamente, orgulhoso porque, com uma média de 17,06 valores no primeiro ano do curso, Tiago Rodrigues é um dos 22 estudantes reconhecidos com o Prémio Incentivo 2024. Uma recompensa pelo “esforço e as noites mal dormidas” e uma fonte de “força para continuar”.

O futuro médico compara a vida académica a uma “maré” pelos seus altos e baixos, afirma que estar rodeado das pessoas certas é importante no entanto, a autoconfiança tem um papel fundamental. Desta forma, deixa o recado aos novos estudantes: “Tentem deixar as vossas dúvidas de lado e confiem mais nas vossas capacidades”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Sendo muito honesto, na altura em que tive de decidir para que universidade iria concorrer estava um pouco perdido, por isso falei com alguns amigos que estudavam Medicina em diversas universidades.  Depois disso fiquei de “olho colado” na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, não só porque me foi descrita como sendo um lugar que oferece grandes oportunidades de aprendizagem e uma incrível preparação profissional, mas também pelo ambiente de entreajuda e de proximidade que a caracteriza (tanto na relação com os colegas como com os professores).

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

No primeiro ano da Universidade um dos aspetos que mais gostei foi ter tido a oportunidade de criar uma nova família que me acolheu e suportou sempre, mesmo nos momentos mais difíceis. Foram (e são) meus companheiros nos estudos, nas noitadas, nas saídas à noite, … Outro ponto que me enchia o coração e me dava força para continuar era saber que tinha a oportunidade de estudar o que realmente queria, algo que me dava a chance de ajudar os outros num futuro ainda distante (mas já não assim tanto).

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

Uma das experiências que mais me marcou foi a participação num dos eventos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto: o “Medicina Vai a Banhos”. Foi nesta atividade que conheci o grupo do qual faço parte desde então. Venho de longe e estava bastante ansioso e receoso porque não conhecia ninguém (aliás, como a maior parte dos meus colegas), mas esta interação foi o ponto de partida para me conseguir integrar.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

O Prémio Incentivo é muito importante, porque demonstra que todo o esforço e as muitas noites mal dormidas foram recompensadas. Também me dá mais força para continuar a dedicar-me e a lutar por um futuro melhor.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Se tivesse de descrever a minha experiência na U. Porto numa palavra, escolheria maré. A vida na Universidade (tal como em tudo) não é algo linear e constante. O meu primeiro ano foi marcado por vários altos e baixos. Por vezes sentia que não ia conseguir e que não tinha capacidade para isto, mas por outro lado, e com as pessoas certas à minha beira, conseguia deixar estes pensamentos que me pesavam para trás e dedicar-me com “unhas e dentes”, não desistindo nunca. Afinal de contas são estes altos e baixos que trazem sal à vida e nos ensinam muito.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Se existe algo que posso dizer é que a vida universitária é muito mais fácil e proveitosa se for passada com as pessoas certas. É verdade que muito do nosso tempo é passado a estudar, mas se não forem estes pequenos grandes momentos partilhados com aqueles que nos dão força e nos amparam, tudo fica mais complicado. Falo por mim também! Se não fosse o grupo de amigos que encontrei não sei como teria conseguido ultrapassar algumas das dificuldades que foram surgindo.

Não posso deixar de referir que durante este primeiro ano um dos maiores obstáculos com que me deparei fui eu mesmo. Tentem deixar as vossas dúvidas de lado e confiem mais nas vossas capacidades, porque o medo de avançar e os nossos receios são por vezes o nosso maior entrave.

Boa sorte a todos!