A residir em Vila do Conde, apesar de ser natural de Viana do Castelo, Mariana Fernandes, de 19 anos, optou pelo  Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto para realizar o seu percurso no ensino superior. A relativa proximidade de casa permite-lhe manter o ambiente familiar e foi, por isso, um fator decisivo para a sua escolha. No entanto, atribui, também, importância à “atmosfera de cooperação e entreajuda” descrita por quem já passou pela U.Porto e à reputação que a precede.

Apesar da imagem positiva que criou, considera que o primeiro ano na Universidade “excedeu em muito tudo o que havia imaginado” e descreve-o como “memorável e gratificante”. Tanto as atividades curriculares como extracurriculares disponibilizadas pela U.Porto contribuíram para o “crescimento e desenvolvimento enquanto pessoa e futura profissional”.

Este crescimento, certamente, vai continuar, mas para já, Mariana Fernandes vê o seu esforço – concluiu o primeiro ano com uma média de 18,8 valores –  ser reconhecido com o Prémio Incentivo 2024. Uma distinção que afirma ser “um impulsionador de confiança” e um fator de motivação para seguir determinada no seu percurso académico.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Vários fatores contribuíram para a escolha da Universidade do Porto como a minha instituição de ensino superior. Desde já, a proximidade de casa foi um fator decisivo, uma vez que o ambiente familiar constitui um apoio de grande importância neste meu percurso académico. Outro fator determinante foi a atmosfera de cooperação e de entreajuda desta universidade, assim descrita, e vivenciada, pela sua comunidade académica, o que proporciona um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento pessoal e profissional. Para além disso, e de igual importância, a reputação da U. Porto precede-a, sendo vastamente reconhecida pela excelência do seu corpo docente e pela qualidade do ensino.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano na Universidade foi uma experiência memorável e gratificante. Apesar de ter sido o ano de contacto com uma realidade muito distinta e de adaptações, excedeu em muito tudo o que eu havia imaginado. Cada aula trouxe novos conhecimentos e perspetivas. É indescritível o fascínio e a realização que estes me proporcionaram.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

Uma experiência para recordar do meu percurso na Universidade do Porto até aqui é difícil de escolher. Desde as aulas estimulantes, os projetos e os trabalhos, os eventos e os seminários enriquecedores, todas as experiências se complementaram e contribuíram para o meu crescimento e desenvolvimento enquanto pessoa e como futura profissional.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

O Prémio Incentivo, para além de reconhecer o meu trabalho árduo e dedicação neste primeiro ano da universidade, é um impulsionador de confiança que me motiva a manter a minha determinação. Este reconhecimento faz-me sentir orgulhosa e confiante no meu percurso académico. Quero agradecer à U. Porto por esta iniciativa.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Para descrever a minha experiência na U. Porto utilizaria a palavra “Apaixonante”.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Um conselho para os novos estudantes da U. Porto é aproveitar ao máximo, não só, as oportunidades académicas que esta instituição oferece, como também, as oportunidades de abraçar novos desafios. Para além disso, acho essencial tentar manter um equilíbrio entre os estudos, outras atividades extracurriculares e o descanso. Mas, acima de tudo, o mais importante é desfrutar desta fase da vida e ser feliz a construir os alicerces do seu futuro.