“Prestígio, qualidade de ensino e boas experiências” foram os fatores que, juntamente com a proximidade de casa, levaram Luísa Maio a escolher o Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto para iniciar o percurso no ensino superior. E estar junto da família e dos amigos revelou-se fundamental para o desempenho da estudante, de 19 anos, natural da Póvoa de Varzim,

A adaptação a um novo espaço foi facilitada pelo “ambiente acolhedor que encontrou”. Para isto, muito contribuiu o “espírito de união e entreajuda entre colegas e com os próprios docentes” da U.Porto. De forma a criar estes “laços de amizade” com outros estudantes, recomenda o vasto leque de “oportunidades únicas e eventos culturais” disponibilizados pela U.Porto.

Apesar de um ano “desafiante”, Luísa Maio conseguiu excelentes resultados e, com uma média de 18,25 valores, garantiu um lugar entre os 22 estudantes vencedores do Prémio Incentivo 2024. Uma recompensa por todo o “esforço, trabalho árduo e dedicação” e uma motivação para a futura médica continuar a “procurar excelência” em todas as ações.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A minha escolha foi motivada, principalmente, pelo prestígio, qualidade de ensino e boas experiências que a U.Porto proporcionava, bem como a proximidade de casa, da família e dos amigos, o que teve um excelente impacto nesta primeira parte do meu percurso académico.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Na verdade, o primeiro ano é sempre um ano desafiante, de adaptação, durante o qual somos sujeitos a novos desafios quer a nível académico quer a nível pessoal, o que nos faz alcançar resiliência e confiança própria. Foi sem dúvida um ano fascinante e enriquecedor, durante o qual, fiz amizades fantásticas, que espero levar para toda a vida. Um dos aspetos que mais gostei foi o espírito de união e entreajuda entre colegas e os próprios docentes.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

Com grande alegria, recordo o ambiente acolhedor que foi proporcionado por todos os estudantes, nomeadamente a participação em certos eventos culturais e recreativos, de modo a construir conexões e sentir-se mais integrado neste novo ambiente, que é o primeiro ano de faculdade.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

A meu ver, o Prémio Incentivo acaba por ser uma recompensa por todo o esforço, trabalho árduo e dedicação que tive ao longo deste ano. Do mesmo modo, considero este Prémio uma fonte de motivação para que continue a dar o melhor de mim e a procurar excelência em tudo o que faço. Claro está que este tem assim um grande impacto neste caminho académico.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Enriquecedora.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Como principais conselhos, acho que o mais importante é arranjar um equilíbrio entre o estudo académico e o descanso, priorizando o bem-estar pessoal. De igual forma, a U.Porto oferece oportunidades únicas e eventos culturais, dos quais devem fazer parte, não só para criar laços de amizades, mas também como fonte enriquecedora de conhecimento e desenvolvimento pessoal ao longo do vosso percurso. É importante aproveitar da melhor forma o tempo nesta Universidade!