Foi com base na sua pesquisa , bem como no testemunho de outros estudantes da Universidade do Porto, que Ana Luísa Valente escolheu aquela que via como a instituição mais capaz de a preparar para um futuro de sucesso. Estávamos no verão de 2022 e a escolha recaiu então no Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP).

Ao longo do primeiro ano, a estudante de 19 anos, natural do Porto, sentiu que a escolha tinha sido acertada e contou com o apoio daquela que considera ser a “segunda família” para se adaptar às mudanças que o ingresso no ensino superior trouxe, assim como para superar as dificuldades e celebrar os sucessos. Por isso, aconselha os novos estudantes a rodear-se de “pessoas com quem possam trilhar este caminho”.

Agora, Ana Luísa Valente tem mais um motivo para festejar porque, com uma média de 18,68 valores no ano letivo 2022/2023, garantiu, por direito próprio, um lugar entre os vencedores do Prémio Incentivo 2024. A futura médica considera estar a ser bem preparada para “ter um impacto positivo na vida dos outros” e assume este prémio como um “reconhecimento de todos os esforços” e uma prova de que “se nos dedicarmos, conseguimos”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Procurei conhecer a universidade e o que ela tinha para me oferecer e ouvi testemunhos de presentes e passados estudantes da U.Porto. Acreditei na qualidade de ensino desta instituição e na sua capacidade para me preparar para a minha futura vida profissional.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Sentir que aquilo que estava a estudar e todo o esforço que estava a dedicar ao meu curso estavam a preparar-me para ser uma profissional competente e capaz de ter um impacto positivo na vida de outras pessoas, no futuro.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

O dia da receção da U.Porto guarda um lugar especial na minha memória. Foi nesse dia que conheci algumas das pessoas que se tornaram a minha segunda família. Festejei com eles os “altos” e ultrapassei com eles os “baixos” do meu primeiro ano de universidade.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

O Prémio Incentivo é um reconhecimento de todo o esforço que, durante um ano, dediquei ao meu curso, ao meu futuro. Vai ser sempre algo que posso recordar como uma prova de que, se nos dedicarmos, conseguimos.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Enriquecedora.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

O primeiro ano de universidade é um desafio e traz grandes mudanças. Rodeiem-se de pessoas com quem possam trilhar este caminho e acreditem sempre que, se quiserem e mantiverem a determinação, não há nada que o esforço não alcance. Acreditem no vosso potencial.