Das bibliotecas aos jardins, passando pelas cantinas e salas de aula, a Universidade do Porto oferece aos seus estudantes um vasto conjunto de espaços ideais para o estudo. Segue uma pequena lista de “spots” de visita obrigatória nesta época de exames…

Bibliotecas

São “O” local de estudo por excelência para a maioria dos estudantes da U.Porto e não é por acaso… Abrangendo todas as áreas de conhecimento lecionadas na instituição, as 18 bibliotecas da Universidade ocupam uma área de mais de 20 mil m2, onde é possível consultar cerca de 800 mil títulos de publicações. Constituem por isso espaços ideais para estudo, reflexão e trabalho, ao dispor de toda a comunidade académica.

Cantinas e bares

Estudar enquanto se come? Pode nem sempre dar resultado, mas é uma opção a ter em conta numa das 14 unidades de alimentação geridos pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP). Para retemperar energias, podes sempre usufruir de refeições de qualidade a preços acessíveis.

E-learning Café – Asprela

Inaugurado em 2008, no complexo de residências do Pólo Universitário da Asprela, o primeiro e-Learning Café da U.Porto rapidamente se tornou um local de referência para o estudo, mas também para o convívio entre a comunidade académica da U.Porto. Ali, encontras salas equipadas para o trabalho individual ou em grupo, bem como o acesso a dezenas de computadores portáteis e à internet de alta velocidade, através da rede wireless da Universidade (eduRoam).

E-learning Café – Botânico

Tem tudo o que o “congénere” da Asprela tem, mas junta-lhe o “extra” de estar localizado na renovada Casa Salabert, em pleno Jardim Botânico da U.Porto. Se procuras um espaço de trabalho confortável e em contacto com a natureza, este é o sítio certo para ti!

Esplanada do ICBAS/FFUP

Situada no coração do complexo partilhado pela Faculdade de Farmácia e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), este espaço é o ponto de encontro de referência para os estudantes das duas faculdades “vizinhas”. Se estiver cheio, podes sempre optar por uma sessão de estudo nos vizinhos Jardins do Palácio de Cristal.

Jardim Botânico da U.Porto

Se estudar ao ar livre é mais a tua “cena,” dificilmente encontrarás um local mais inspirador do que aquele que serviu de “palco” para as brincadeiras de infância dos famosos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) e Ruben A. (1920-1975). Mas o melhor é mesmo “perderes-te” nos mil recantos por descobrir naquele que é eleito, há quatro anos consecutivos, como um dos melhores espaços verdes do mundo.

Jardins de Arquitetura

Quem chega à Faculdade de Arquitetura dificilmente tira os olhos do complexo de edifícios projetado por Álvaro Siza. E nada melhor do que apreciá-lo a partir do “terraço” ajardinado que serve de espaço de estudo e convívio aos estudantes da FAUP . Mas há mais. Se subires uns degraus, vais chegar ao espantoso jardim que rodeia a Casa do Gólgota, uma moradia centenária que já foi a “Casa” da “Escola do Porto” e que alberga hoje o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP).

Jardim de Belas Artes

Estudar num museu ao ar livre? Sim, é possível numa visita aos inspiradores jardins que integram o complevo do Palacete Braguinha, “casa” da Faculdade de Belas Artes da U.Porto. Nos intervalos do estudo, não deixes de conhecer as esculturas que ali vivem, criadas por antigos estudantes da FBAUP e das escolas que a antecederam.

Jardins de Ciências

Do Jardim Silvestre ao Jardim Mediterrânico, sem esquecer o Jardim do Fosso ou o Pinhal dos Cedros, o complexo da Faculdade de Ciências oferece-te um conjunto alargado de espaços verdes onde poderás estudar ou simplesmente relaxar depois de um exame. Num passeio pelo Parque Botânico do Campo Alegre, encontrarás ainda os icónicos jardins da Casa Primo Madeira (casa do Círculo Universitário), da Casa Burmester (morada da “Casa dos Livros”) e o já referido Jardim Botânico da U.Porto.

Jardim de Letras

Entre o labirinto de corredores que caracteriza o edifício da Faculdade de Letras, “esconde-se” um jardim que convida a uma pausa para relaxar… ou estudar. Se o tempo não ajudar, o bar de Letras também pode ser uma excelente opção.

Parque Central da Asprela

Com entrada principal junto ao Instituto de Investigação e Inovação da U.Porto (i3S) e ao polo central da UPTEC, o mais recente “pulmão verde” da U.Porto garante-te o “mood” ideal para pôr o estudo em dia no maior polo da Universidade. Não te esqueças de levar a bicicleta e de usufruir de um passeio ao longo de mais de 60.000 m2, onde encontrarás centenas de árvores e arbustos, duas ribeiras a correr a céu aberto e uma ampla zona verde.

(Foto: Egidio Santos/U.Porto)

BOM ESTUDO E BOA SORTE PARA OS EXAMES!