Gabriel Fonseca nasceu no Brasil, contudo, o desejo de ter “uma formação completa e sólida” que lhe proporcionasse um forte reconhecimento na entrada para o mercado do trabalho fez com que se voltasse para Portugal. “O prestígio a nível europeu e mundial” da Universidade do Porto foi a maior fonte de motivação que levou Gabriel Fonseca a escolher a licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto. No entanto, “a qualidade de vida associada à cidade do Porto” também pesou na sua decisão que o trouxe ao nosso país em 2020.

Graças ao “apoio dos colegas e dos professores”, a adaptação ao país e à sua cultura foi rápida. Além disso, o jovem de 19 anos sente que tem “oportunidade de aprender, de crescer, de investigar, de se relacionar, de se preparar para a vida profissional e de se formar enquanto pessoa” na U.Porto.

Com uma média de 16,92 valores no 1.º ano do curso, Gabriel Fonseca foi o representante da FADEUP entre os 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. Para Gabriel, “é muito gratificante ser reconhecido” por todo o seu trabalho e sente que, assim, “todo o esforço e dedicação valem a pena”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

O principal fator que me motivou a escolher a U.Porto foi o facto de ser uma das universidades de maior prestígio a nível europeu e mundial e, por isso proporcionar-me-ia uma formação completa e sólida, assim como um forte reconhecimento para entrar no mercado de trabalho. Além das questões acadêmicas e profissionais, a qualidade de vida associada à cidade do Porto também foi uma fonte de motivação.

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

A maneira que fui acolhido pelos colegas e pelos professores! Ao vir de um país diferente e de uma cultura diferente é de se esperar que haja dificuldades e barreiras a ultrapassar, porém o apoio dos colegas e dos professores foram fundamentais para minha rápida adaptação.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

O que eu gostava de ver melhorado na Universidade é uma maior integração entre as diferentes unidades orgânicas da comunidade U.Porto. Acredito que as diferentes áreas de conhecimento complementam-se muito, porém sinto que são tratadas de forma distantes.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

A importância do Prêmio Incentivo significa sobretudo um reconhecimento de todo o meu trabalho. O prêmio me prova que todo o esforço e dedicação valem a pena, e é muito gratificante ser reconhecido por isso.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Os meus planos para o futuro são, primeiramente, obter a melhor qualificação acadêmica e profissional possível. A partir de então, atingir os melhores lugares de trabalho em minha área de atuação, em Portugal. Posteriormente, tenho intenções de expandir a minha atuação e as minhas conexões pelo continente europeu.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Oportunidade. Acredito que a Universidade do Porto, em suas diferentes unidades orgânicas, promove acima de tudo oportunidade aos estudantes. Oportunidade de aprender, de crescer, de investigar, de se relacionar, de se preparar para a vida profissional e de se formar enquanto pessoa.