Os Professores da FEP Aurora Teixeira, João Gama e Manuel Castelo Branco foram destacados na lista dos cientistas mais citados do mundo em 2022, de acordo a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”.

lista de investigadores/as da U.Porto mais citados em 2022 é encabeçada por Joana C. Prata, professora convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Segue-se um trio formado pelos docentes e investigadores João Catalão (FEUP) e João Gama (FEP e INESC TEC) e pela investigadora Eliana B. Souto, da Faculdade de Farmácia (FFUP).

A Universidade do Porto está representada por 162 investigadores/as e professores/as na lista dos cientistas mais citados do mundo em 2022. O dado ressalta da mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, um estudo elaborado por investigadores da Universidade de Stanford (EUA) e que classifica anualmente os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas, de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas.

Para além ser um dos investigadores mais citados ao longo do último ano, o Professor João Gama também foi destacado na lista de cientistas com mais impacto ao longo da carreira.

Sobre a World’s Top 2% Scientists list

Coordenada por John Ioannidis, da Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a editora Elsevier B.V. e a SciTech Strategies, a World’s Top 2% Scientists list fornece informações padronizadas sobre citações, h-index e hm-index ajustado de coautoria, entre outros indicadores.

A primeira versão da lista foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, de forma a combater os abusos de autocitação. Desde então, a publicação é atualizada a cada ano.

O estudo original pode ser consultado no portal da Public Library of Science Biology (PLOS Biology).