Esta iniciativa visa sensibilizar e promover a implementação de ações para a prevenção de resíduos e a gestão sustentável, centrando nos princípios dos 3R’s: Redução do consumo, Reutilização de produtos e materiais, e Reciclagem de resíduos.

Estes princípios são fundamentais para reavaliarmos os nossos hábitos de consumo, alinhando-nos com os objetivos principais da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), que passam por aumentar a consciencialização sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem; mobilizar e incentivar a comunidade a desenvolver iniciativas nos temas-chave da Semana; reforçar a capacitação fornecendo ferramentas de comunicação e formação específicas.

O tema da semana de 2023 é o das “Embalagens”, tema este alinhado com a proposta recente da Comissão Europeia sobre regulamentação e incentivo à redução e reutilização de materiais.
Dados da Comissão Europeia revelam que as embalagens constituem 36% dos resíduos sólidos urbanos, impactando negativamente o meio ambiente. O aumento do comércio eletrónico e embalagens concebidas para reciclagem impossível são desafios que a EWWR enfrentará, inspirando ações de prevenção e reutilização.

O que podemos fazer no dia-a-dia, para todos fazermos a diferença:

• Recusar sacos de plástico: utilizando um saco reutilizável para fazer compras, evitando o uso de sacos plásticos descartáveis.
  • Optar por produtos a granel: reduzindo a quantidade de embalagens.
  • Escolher produtos em embalagens sustentáveis: como embalagens recicláveis, biodegradáveis ou compostáveis.
  • Usar o próprio copo e/ou garrafa: evitando copos descartáveis e garrafas plásticas.
  • Preferir produtos com embalagens reutilizáveis: como potes de vidro que podem ser usados para armazenar alimentos posteriormente.
  • Evitar produtos superembalados: escolhendo produtos com menos camadas de embalagem, evitando comprar itens que tenham excesso de embalagens.
  • Comprar produtos locais: que permitem além de apoiar a economia local, reduzir as embalagens por não serem transportados por longas distâncias.
  • Reciclar corretamente e participar em programas de reciclagem: conhecendo os requisitos de reciclagem e seguindo as orientações.
  • Estar consciente dos consumos diários: questionando se realmente o item é necessário e se a embalagem é necessária.

O consumo consciente é fundamental para reduzir resíduos. Junte-se a nós nesta jornada rumo a um futuro mais sustentável!

Iniciativas sustentáveis na FEP: promovendo uma comunidade ambientalmente consciente

Merchandising Sustentável: Produtos com Propósito
A FEP tem vindo a investir numa linha de produtos promocionais sustentáveis, incluindo garrafas de água, lápis infinitos e sacos reutilizáveis, estratégia alinhada com a promoção interna no domínio da sustentabilidade. Assim, ao investir em merchandising sustentável, a Faculdade reforça o seu compromisso com a redução do impacto ambiental das suas atividades promocionais. Este é um passo crucial em direção a um campus mais verde e na promoção da consciencialização ambiental dentro da nossa comunidade académica.

Inovação Sustentável na FEP: Reduzindo o Consumo de Plástico de Forma Significativa

A FEP está comprometida em implementar iniciativas para promover a sustentabilidade ambiental. Neste sentido, a Faculdade investiu na aquisição de dois dispensadores de água, uma medida que teve um impacto notável na redução do consumo médio diário de garrafas de água de plástico. A par desta medida, a Faculdade ofereceu, no início do ano letivo, uma garrafa de água reutilizável, no âmbito do programa de acolhimento. Esta iniciativa reflete, nas suas duas dimensões, o compromisso da FEP em reduzir a pegada de plástico e promover práticas mais sustentáveis. A adoção de dispensadores de água e a distribuição de garrafas, não só diminui o desperdício de garrafas plásticas, mas também incentiva a comunidade académica a adotar comportamentos mais ecológicos.

Parceria com a LIPOR: Melhorias na Gestão de Resíduos
Em parceria com a LIPOR, através do Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC), a FEP iniciou um processo interno de análise e melhoria dos processos internos de gestão de resíduos. Um relatório de diagnóstico inicial, elaborado por uma equipa técnica da LIPOR, identificou oportunidades de melhoria, após análises e visitas às instalações da Faculdade. Encontramo-nos agora na fase de definição e implementação de boas práticas para a gestão de resíduos, como por exemplo a formação às equipas responsáveis pela recolha de resíduos e pela partilha de práticas com a comunidade, através de sinalética e partilha de informação.

Reciclagem de Papel: Comprometidos com a Sustentabilidade
Em todos os serviços e gabinetes da FEP, a reciclagem de papel é uma realidade. Além das campanhas para redução do uso de papel, a ênfase está na correta recolha e reciclagem de papel. A FEP promove uma abordagem proativa para minimizar o desperdício de papel e garantir práticas ambientalmente responsáveis.

Recolha de Pilhas: Consciencialização e Sustentabilidade
A FEP lançou uma campanha de recolha de pilhas, destacando a importância de descartar corretamente esses pequenos objetos para evitar danos ambientais. Os pontos de recolha, localizados junto aos seguranças nas entradas dos edifícios, facilitam a participação de toda a comunidade académica. Campanhas de consciencialização complementares serão implementadas para informar sobre os riscos associados ao descarte inadequado. A LIPOR será responsável pela recolha e reciclagem adequada das pilhas, fechando o ciclo de sustentabilidade.

Na FEP, estamos empenhados em criar uma comunidade ambientalmente consciente e sustentável. Junte-se a nós nesta jornada pelo respeito ao nosso planeta!

Gostaríamos de o/a convidar a participar nesta missão. Para tal, poderá submeter através do formulário propostas e ideias.