A equipa da FEP, constituída pelos estudantes Constança Araújo, Inês Moura, Inês de Castro e Vasco Silva, acompanhada pela Faculty Advisor Renata Blanc, ficou em primeiro lugar na BI International Case Competition (BIICC), realizada em Oslo, na Noruega.

Esta é uma competição anual que desafia estudantes universitários de todo o mundo a resolverem casos de estudo e a apresentarem soluções para problemas estratégicos de empresas reais.

Na edição deste ano, a empresa Statkraft, líder mundial de energias renováveis, desafiou os participantes de 12 universidades a delinearem, num espaço de 30 horas, uma estratégia de gestão de painéis solares em final de vida. As sugestões foram, posteriormente, apresentadas perante um júri, do qual fazia parte a Head of Sustainability da empresa.

O grupo de estudantes da FEP apresentou uma solução de reutilização e reciclagem dos painéis solares, assente em parcerias estratégicas com grandes grupos de residências estudantis em vários países da Europa. A proposta consistia na implementação de um método inovador que permite recuperar quase 100% do valor dos painéis.

“O que distinguiu a FEP foi sobretudo a forte qualidade da solução apresentada, a robustez da análise efetuada e também a solidez dos cálculos financeiros”, salienta a docente da FEP, Renata Blanc.

A BI International Case Competition foi disputada por um total de 12 equipas: Aarhus University, American University of Beirut, BI Norwegian Business School, FEP, HEC Montréal, IE University, Maastricht University – School of Business and Economics, Smith School of Business, Queen’s University, Team Universities of New Zealand, Texas A&M University, Thammasat University e University of Navarra.

“Estas competições são uma oportunidade única para os estudantes porem em prática, de forma integrada, os conhecimentos que adquirem na licenciatura. Aprendem a identificar problemas, pensar de forma estruturada e construir os argumentos que suportam as ideias que querem defender. Desenvolvem fortes competências de comunicação e aprendem a trabalhar em equipa em cenário de grande pressão. Tudo isto num contexto o mais aproximado possível da realidade: resolvendo casos reais que são avaliados por profissionais com forte experiência empresarial”, explica Renata Blanc.

A equipa faz parte do FEP International Case Team (FICT), um organismo estudantil da FEP, que tem como principal atividade a resolução de casos de estudo, sob orientação das Faculty Advisors e Professoras da FEP Renata Blanc e Catarina Roseira.