A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) conquistou dois dos quatro prémios atribuídos no âmbito da 10.ª edição do Call for Papers sobre “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal”.

Esta iniciativa, promovida pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e do Mar e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem como objetivo fomentar a criação de artigos científicos que contribuam para a identificação de problemas e para a implementação de soluções de política pública em Portugal.

“Frequentemente argumenta-se que a investigação científica está demasiado distante da realidade para ter utilidade prática. Os dois artigos da FEP, premiados pelo GEE & FCT, demonstram que a investigação científica avançada em Economia e Gestão constitui um forte alicerce para a tomada de decisão ao nível das políticas públicas”, destaca Aurora Teixeira, Professora da FEP e coautora dos dois artigos distinguidos.

Inês Ferraz Teixeira, mestre em Gestão pela FEP, e os Professores Aurora Teixeira e Luís Delfim Santos, são os autores do artigo “R&D subsidies and Portuguese firms’ performance: A longitudinal firm-level study”.

Este artigo “conclui que as empresas localizadas em Portugal que receberam subsídio público à Investigação e Desenvolvimento (I&D) apresentam, três anos depois, níveis mais elevados de emprego e maior propensão à exportação do que as empresas que não receberam tal subsídio; este impacto positivo e significativo de curto prazo dos subsídios públicos nas exportações das empresas potencia impactos positivos de médio longo prazo na inovação e na produtividade das empresas”, explica Aurora Teixeira.

Tânia Pinto, doutorada em Economia pela FEP, e Aurora Teixeira, são as autoras do artigo “Does scientific research output matter for Portugal’s economic growth?”, um trabalho que “indicia que ao criar novo conhecimento, a investigação científica é um fator potenciador de crescimento económico no caso português, sobretudo quando alinhado com processos de mudança estrutural em favor da indústria transformadora”.

Os artigos premiados foram apresentados no dia 6 de julho, no Ciência 2023 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que decorreu na Universidade de Aveiro.