Um ano depois de ter registado o melhor desempenho de sempre no prestigiado do QS World University Rankings by Subject, a Universidade do Porto reforça o feito em 2024 ao figurar entre as melhores universidades do mundo em 28 das 55 áreas de estudo avaliadas na mais recente edição do ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

Uma das novidades deste ano é a entrada direta da U.Porto para o lote das 201-250 melhores no domínio da Estatística e Investigação Operacional.

Entre as áreas da FCUP em destaque neste ranking estão a Agricultura e Ciências Florestais, que posiciona a U.Porto entre as 101 e as 150 melhores, a Ciência dos Materiais (151-200), a Geofísica (201-250), as Ciências Biológicas, as Ciências do Ambiente e a Química (201-250), a Física e Astronomia, a Matemática (251-300) e a Ciência de Computadores (301-350).

Para além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica ainda as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento.  E, em todas elas, a U.Porto posiciona-se entre as 150 e as 300 melhores do mundo.

À semelhança das edições anteriores, é no domínio das Ciências da Vida e da Medicina que a Universidade regista a melhor classificação (176.ª).

A U.Porto surge ainda, por exemplo, na 205.ª posição mundial em Engenharia e Tecnologia e na 244.ª em Ciências Naturais.

Posição de destaque em Portugal

Quando comparamos com outras universidades portuguesas, a U.Porto encontra-se numa posição de elevado destaque na Ciência. Assume a liderança partilhada, em áreas lecionadas na FCUP, como Agricultura e Ciências Florestais, Ciência dos Materiais, Geofísica e Geologia.

A Universidade surge ainda no 2.º lugar nas áreas de Estatística e Investigação Operacional, Física e Astronomia,Geofísica, Matemática Química.

Considerando apenas as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto volta a ser a melhor portuguesa no domínio das Ciências da Vida e Medicina.

Consultar notícia completa no portal Notícias U.Porto