Com o objetivo de assinalar os 50 anos do 25 de abril, a FCUP organiza dois eventos comemorativos que dão a conhecer histórias e documentos da faculdade, dando conta de como era estudar, ensinar e investigar antes e depois da Revolução das Cravos.

O primeiro terá lugar na Biblioteca da FCUP e é inaugurado no dia 24 de abril, às 17h00. Trata-se de uma exposição de documentos do Arquivo da FCUP relativos a processos disciplinares académicos em 1973.

No piso 0, os visitantes poderão ver um conjunto de fotografias e correspondência relacionada com esses processos, instaurados a estudantes da FCUP devido a “distúrbios” causados pelos mesmos no período pré 25 de abril de 1974 no salão nobre. Neste local, foram destruídos apliques de parede, cadeiras, tribunas laterais, danificadas telas e murais e espalharam-se cartazes de propaganda política, atos de protesto contra a realização do “I Festival Internacional de Coros Universitários” em abril de 1973.

No dia da inauguração haverá lugar a uma atuação do Grupo de Fados e Guitarradas da FCUP, que interpretará canções de Abril, seguida de uma sessão especial do Clube de Leitura dedicada às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, sobre o livro “Revolução“, da autoria de Hugo Gonçalves. A participação nesta sessão requer inscrição no Clube de Leitura da FCUP.

Já no dia 29 de abril, segunda-feira, decorre, no Auditório Ferreira da Silva, pelas 16h00, o evento “Onde estávamos no 25 de abril ’74: nós FCUP, nós Ciência em Portugal sobre a Ciência no antes e pós abril de 1974 e contará com mesas-redondas, com a participação de professores e antigos professores e estudantes da faculdade e um momento musical para marcar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

A entrada é livre.