Com a decisão de estudar Economia tomada, Rui Costa não teve dúvidas em considerar a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) a “faculdade ideal” para o fazer. O bom nome da instituição, bem como “a qualidade do ensino” convenceram-no. Além disso, sendo natural da Póvoa de Varzim, consegue manter-se próximo da família e ter o seu apoio.

A escolha revelou-se “acertada” e, apesar de, neste “novo capítulo”, o tempo parecer passar mais rápido, foi conseguindo colecionar experiências. Ainda recorda o dia em que entrou na faculdade pela primeira vez onde sentiu que “uma nova fase da vida estava prestes a começar”.

Uma fase que o tem feito “crescer como pessoa” e tem sido de sucesso a nível académico. Com uma média de 18,9 valores, no primeiro ano, Rui Costa é um dos vencedores do Prémio Incentivo 2024. Um marco que é o culminar do seu trabalho e que agradece a todos os colegas e professores que fizeram parte do percurso.

Rui Costa ainda não sabe os planos para o futuro, mas esta distinção é a prova de que, com dedicação e empenho, pode alcançar tudo aquilo a que se propuser.

-O que te motivou a escolher a U. Porto?

No final do secundário, tendo já escolhido o curso que pretendia seguir, era claro que a FEP era a faculdade ideal para mim. O prestígio da FEP, bem como a qualidade do ensino foram sem dúvida fatores importantes. Além disso, o facto de ficar perto de casa, permitindo-me manter o contacto com a minha família foi também outro fator que levou à minha escolha.

-O que gostaste mais no primeiro ano da Universidade?

O 1.º ano ficou-me marcado como o início de um novo capítulo da minha vida. Novas amizades floresceram e desde o início do ano letivo confirmava-se que a minha escolha foi acertada. Além disso, o novo contexto requereu que eu adotasse uma nova rotina e permitiu-me crescer enquanto pessoa.

-Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

Até ao momento, o meu percurso tem sido pautado por várias experiências (desde novas até ao aprofundamento de outras já passadas) que lembrar-me-ei por muitos anos. Uma das primeiras foi entrar na faculdade pela primeira vez. Foi aí que sabia que o secundário tinha terminado e que uma nova fase da minha vida estava prestes a começar. Outra experiência, que ainda sinto, é a sensação relativa à passagem do tempo. O tempo parece “andar” rápido e, num instante, termina um semestre que parece ter começado não muito tempo atrás.

-Qual a importância do Prémio incentivo para ti e para o teu futuro?

Em primeiro lugar, agradeço pela oportunidade de receber este prémio e a todos que, até agora, me acompanharam no meu percurso, nomeadamente os meus professores e colegas. O Prémio Incentivo permite ver que o meu esforço foi recompensado, representando o culminar do trabalho que desenvolvi ao longo do 1.º ano. Apesar de ainda não saber o que quero no futuro, o prémio é, indubitavelmente, um “empurrão” para continuar a esforçar-me e a trabalhar arduamente para atingir os objetivos e metas que ambiciono e as que estabelecerei no futuro.

-Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante

-Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Que nunca desistam, pois, no final, o seu esforço será recompensado.