No passado dia 10 de fevereiro, chegou ao fim a primeira edição da unidade de formação contínua ICEInternacionalização em Contexto Escolar: Potenciar a Diversidade e a Internacionalização na Formação de Professores. A formação, desenvolvida no âmbito do projeto DITE – Diverse Internationalisation of Teacher Education (2021-1-PL01-KA220-HED-000031129), está orientada para a promoção das dimensões da inclusão e da internacionalização na formação inicial de professores, objetivando proporcionar aos formandos a capacidade de trabalhar a partir de posições internacionais e orientadas para o acolhimento da diversidade.

Pretendeu-se, ao longo das sessões realizadas entre janeiro e fevereiro, capacitar os estudantes para o desafio da diversidade e da necessidade de uma comunicação intercultural, através da promoção de uma melhor compreensão da interconectividade global dos principais desafios que afetam as sociedades atuais.

Esta ação pioneira, promovida em parceria com o Serviço para a Educação Contínua da FPCEUP, reuniu 30 estudantes de mestrados em ensino de todas as unidades orgânicas da Universidade do Porto onde se formam professores, nomeadamente, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a Faculdade de Ciências (FCUP), a Faculdade de Desporto (FADEUP) e a Faculdade de Letras (FLUP). A equipa de formadores, dentre os quais, Henrique Vaz e Thiago Freires, membros integrados do CIIE-FPCEUP, contou também com professores das diferentes unidades orgânicas envolvidas na formação de professores: Clara Vasconcelos (FCUP), Maria João Couto (FLUP), Paula Queirós (FADEUP), Paula Silva (FADEUP), Rosa Tomás Ferreira (FCUP) e Sónia Rodrigues (FLUP).

O projeto DITE é coordenado pela Universidade de Szczecin (Polónia) e o consórcio é constituído por outras cinco instituições: Universidade Adam Mickiewicz (Polónia), Universidade Rovira i Virgili (Espanha), Universidade do Porto (Portugal), Global Impact Institute (Chéquia) e SGroup – Universities in Europe. A coordenação nacional do DITE está a cargo da Fátima Pereira (FPCEUP).

No âmbito das atividades do DITE, no próximo dia 22 de junho de 2024, terá lugar o Seminário Internacionalização e Diversidade em Formação Inicial de Professores, no Auditório 1 da FPCEUP. O evento reunirá estudantes de mestrados em ensino, inclusivamente os participantes da formação ICE, bem como formadores de professores e professores cooperantes.

Este Seminário contará, ainda, com uma conferência da convidada Assunção Flores (Universidade do Minho).

A participação será gratuita. As inscrições abrem brevemente em plataforma a divulgar.