Sofia Filipe Pais, estudante da Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, foi distinguida com o Prémio Incentivo referente ao ano letivo 2022/2023, tendo concluído o 1.º ano do curso com uma média de 18 valores.

O Prémio será entregue dia 22 de março de 2024, na Sessão Solene Comemorativa do 113.º aniversário da Universidade do Porto, aos melhores estudantes do 1.º ano dos cursos de licenciatura e mestrado integrado da Universidade do Porto no ano letivo 2022/2023.

O Prémio Incentivo, atribuído anualmente desde 2010, corresponde a um prémio monetário individual, correspondente ao valor da propina anual aplicada aos estudantes nacionais da U.Porto.

Entrevista a Sofia Filipe Pais:

O que a motivou para a escolha da Licenciatura em Psicologia?
Escolhi psicologia porque tenho grande curiosidade em compreender o comportamento humano, interesse em ajudar o próximo e é ainda uma área com bastante flexibilidade profissional.

Quais os aspetos mais positivos da FPCEUP?
Destaco a boa localização geográfica e instalações, e um currículo enriquecedor que permite a exploração de diferentes vertentes da psicologia.
O que considera que poderia ser melhorado na FPCEUP e/ou na Licenciatura em Psicologia?
Sinto falta de aulas mais conectadas à prática profissional na licenciatura.
Qual o impacto do prémio?
Acima de tudo contribui para um sentimento de gratificação pessoal. Faz-me valorizar todo o esforço feito até então e dá-me motivação para continuar a dar o meu melhor.
Quais as suas perspetivas para o futuro?
Apesar de estar inclinada para seguir a área clínica, mantenho as minhas possibilidades em aberto. Não imagino nada muito concreto.
Que mensagem deixa a outros estudantes que estejam a pensar escolher a área da Psicologia?
Venham com uma mente aberta, curiosa e empática.