Pedro Nobre, diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e ex-presidente da Associação Mundial de Saúde Sexual participou como convidado na reunião anual do Programa de Reprodução Humana da Organização Mundial de Saúde que decorreu nos dias 15 e 16 de abril de 2024 na sede da OMS em Genebra.

Este encontro no qual participaram diversas agências das Nações Unidas (UNFPA, UNDP, UNAIDS, UNICEF, Banco Mundial), bem como diversos estados membros, organizações não governamentais e especialistas na área de Saúde Sexual e Reprodutiva de todo o mundo, tem como objetivo discutir e planear a estratégia global de promoção e desenvolvimento da investigação nesta área com particular destaque para as necessidades de países em desenvolvimento.

Pedro Nobre, representou a Associação Mundial de Saúde Sexual, tendo apresentando formalmente uma declaração de apoio à importância do trabalho deste programa liderado pela Organização Mundial de Saúde em prol da promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva ao nível global. Segundo o Diretor da FPCEUP, “é cada vez mais importante defender a centralidade da Saúde Sexual e Reprodutiva como um Direito de todas as pessoas em todo o mundo”.

Para além disso, é também fundamental que a Saúde Sexual não se limite ao combate aos problemas que a assolam (e.g., IST’s, HIV-SIDA, infertilidade, disfunções sexuais, violência sexual e de género, discriminação da diversidade sexual e de género, etc.) e que inclua uma visão positiva da sexualidade como uma dimensão central da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. Em suma, promover o bem-estar sexual (satisfação sexual, prazer sexual) é também uma forma de promover a saúde global e a qualidade de vida.

Diretor da FPCEUP com a Diretora do Departamento de Saúde Sexual e reprodutiva da OMS – Pascale Allotey

Director da FPCEUP com Chair da Comissão de Coordenação Política do Programa de Reprodução Humana – Nina Strom