Cátia Moreira de Carvalho, membro colaborador do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), e investigadora do Laboratório de Psicologia Social e do Centro de Ciências do Comportamento Desviante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), ganha bolsa Marie Curie, para desenvolver a sua investigação.

A sua bolsa Marie Curie pretende investigar as lacunas na legislação, na teoria e nas intervenções, especialmente de prevenção e reintegração, relacionadas com os combatentes estrangeiros da União Europeia, procurando oferecer recomendações práticas, políticas e teóricas. Além disto, este projeto procura avaliar os riscos associados aos combatentes estrangeiros, como radicalização e envolvimento em atividades criminosas, devido à escassez de medidas eficazes para abordar e trabalhar esta temática. O seu objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de políticas de segurança e esforços de contra-terrorismo na União Europeia.

Este projeto vai ser desenvolvido na School of Law and Governance na Dublin City University, em parceria com o Professor Christian Kaunert.

As Bolsas Pós-doutorais Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA-PF) financiam investigadores doutorados que procuram fomentar o seu desenvolvimento profissional trabalhando em instituições estrangeiras.

Sobre Cátia Moreira de Carvalho

É doutorada pela Universidade do Porto e bolseira de investigação da FPCEUP. As áreas de interesse são o terrorismo, as dinâmicas de radicalização e desradicalização, as migrações e os direitos humanos.

Fez Mestrado em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça, pela FPCEUP. A tese centrou-se na vida quotidiana num campo de refugiados e nas vulnerabilidades psicossociais dos refugiados. Para realizar esta investigação, recebeu uma autorização do ACNUR e da Embaixada de Portugal na República Democrática do Congo para estudar o campo de refugiados de Molé.

Depois de terminar o Mestrado, esteve envolvida em várias atividades na Universidade e numa ONG local, onde colaborou na elaboração de candidaturas a financiamentos nacionais e internacionais, bem como na prestação de apoio psicossocial a grupos socialmente vulneráveis. Na Universidade do Porto, tem estado envolvida na organização de vários workshops e conferências, nomeadamente com decisores políticos e partes interessadas relevantes. Tem também apresentado os seus estudos, por convite ou por auto-proposta, em conferências nacionais e internacionais, desde o Parlamento Europeu e o Simpósio de Criminologia de Estocolmo, até à Sociedade Americana de Criminologia.

O doutoramento, atribuído em julho de 2022, na área da Psicologia Social, centrou-se na compreensão das razões subjacentes à ausência de extremismo violento da violência de inspiração islamista. Para desenvolver este projeto de doutoramento, implementou quatro estudos diferentes (estudo de síntese, e estudos qualitativos e quantitativos) e passou 6 meses no Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge. Este projeto de doutoramento foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Atualmente, esta a trabalhar na mesma Universidade, num projeto que se centra na promoção da integração de jovens migrantes e refugiados nas escolas. Este projeto é financiado pelo programa H2020, da União Europeia.

Também tem estado envolvida na revisão de artigos científicos por pares, dando aulas sobre os temas dos refugiados, terrorismo e Psicologia da Paz, Violência e Direitos Humanos, e publicado tanto em revistas científicas, como nas redes sociais.