Lilian Meneses, Mestre em Economia e Administração de Empresas pela FEP, acaba de ser distinguida com o Prémio de Ética e ESG em Finanças da CFA Society Portugal, destinado à melhor dissertação de mestrado nesta área em Portugal.

A dissertação “O impacto das práticas ESG sobre o custo da dívida: evidência para os EUA, Europa e Brasil”, orientada pelo Professor da FEP Carlos Alves, investigou como as práticas ESG afetam o custo do capital alheio das empresas, destacando a importância de as empresas investirem em práticas ESG para reduzirem os seus custos de financiamento e melhorarem a sua reputação.

“É com grande satisfação que recebo a notícia de que fui selecionada como a grande vencedora da 2ª edição do “Prémio de Ética e ESG em Finanças da CFA Society Portugal. Agradeço imensamente ao júri por reconhecer o meu trabalho, à CFA Society Portugal, à FEP e, especialmente ao meu orientador Professor Carlos Alves por me ter me apoiado e inspirado neste tão gratificante trabalho”, destacou Lilian Meneses.

Esta iniciativa promovida pela CFA Portugal visa reforçar a importância da ética no setor financeiro e da confiança no comportamento dos intermediários financeiros em Portugal.

“A dissertação da Lilian Meneses estuda a relação entre o custo da dívida e os ratings ESG, em diferentes áreas geográficas, evidenciando que estes indicadores de desempenho podem ter um impacto significativo nas decisões financeiras dos investidores e não podem ser ignorados pelas empresas. É, pois, um trabalho com mérito científico e social” destaca o Professor Carlos Alves.

O júri deste prémio foi presidido por Rui Pinto, membro do Banco de Portugal, e composto por Adérito Oliveira, Director of Sustainability & Business Development no BPI, Ana Gomes, Senior Investment Consultant na Banco Best, Filipa Saldanha, Director of Sustainability no Crédito Agrícola e por Suvi Saari, Product Manager, ESG, Fundamental Equities, na CESGA.

A entrega do prémio vai ter lugar no dia 31 de maio, durante o evento anual “Charter Award Dinner”, a realizar em Lisboa.

É de salientar que é o segundo ano consecutivo que a FEP conquista o primeiro prémio nesta iniciativa da CFA Portugal. Em 2022 Liliana Cardoso, licenciada em Gestão e mestre em Finanças pela FEP, foi distinguida pela dissertação “ESG performance and cost of equity – the role of materiality”, orientada pela Professora da FEP Cláudia Ribeiro.