O estudo, que visou estimar a significância global do evento e o seu impacto económico em termos líquidos na Área Metropolitana do Porto, concluiu que a Queima faz movimentar 28 milhões de euros, atraindo centenas de milhares de pessoas.

“O resultado deste estudo vem confirmar que a Queima das Fitas do Porto – a festa maior da academia portuense – gera uma dinâmica inigualável na economia das cidades de Porto e Matosinhos. São oito noites de festa responsável, e cada vez mais sustentável, que permitem à Federação Académica do Porto desenvolver o seu trabalho social ao longo do ano, mudando o futuro de muitos jovens, tendo sempre como prioridade a educação”, reage Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP.

Os efeitos diretos da Queima das Fitas representam um pouco mais de 40% do total, respeitando a despesas em bens e serviços efetuadas pela Federação Académica do Porto (FAP) para a realização da Queima e pelos participantes nas diversas atividades englobadas no evento. No entanto, a maioria (60%) decorre dos efeitos indiretos – pela necessidade de inputs adicionais para a produção e oferta dos referidos bens e serviços – e induzidos – pela utilização dos rendimentos adicionais decorrentes dos efeitos diretos e indiretos. Os setores onde estes efeitos são mais sentidos incluem: vestuário, restauração, bebidas, transportes, alojamento, segurança e serviços criativos, artísticos e de espetáculo.

O estudo atesta também a importância da realização deste evento, na medida em que proporciona à FAP as receitas necessárias para um conjunto variado de realizações, como por exemplo: a construção e manutenção de uma residência universitária com 40 camas; o desenvolvimento do projeto “FAP no Bairro” um espaço comunitário concebido e coordenado por estudantes, no Bairro do Carriçal e no Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres; a realização dos Campeonatos Académicos do Porto, que promovem a aprendizagem cognitiva e um estilo de vida saudável; e a manutenção da Tomorrow Summit, uma plataforma para potenciar ideias e estimular a discussão da relação da Academia com uma cidade que se afirma cada vez mais Smart City.

Os resultados destacam assim a importância económica e social desta tradição centenária, que continua a desempenhar um papel vital na dinamização da região.