Maria Inês Camelo, estudante do Mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos da FEP, foi distinguida com o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto na vertente Humanitária e/ou Solidária, pela sua participação em diferentes ações de voluntariado. Entre elas destacam-se os projetos de ajuda ligados à Cruz Vermelha, onde procedeu à elaboração e entrega de cabazes alimentares a famílias carenciadas e à distribuição de refeições ao domicílio a idosos.

Mas Maria Inês não ficou por aqui. No âmbito da Semear Futuro – uma associação estudantil que visa promover um melhor acesso à educação no Tarrafal, em Cabo Verde -, a futura economista  teve a oportunidade dar formações sobre diversas temáticas relevantes, tanto a crianças como a  jovens e adultos daquela região. No “currículo” de Maria cabe ainda a participação em diversas ações de ajuda humanitária em resposta à Guerra na Ucrânia, através da organização de pontos de recolha de doações de bens para os habitantes do país destruído pelas forças russas.

“Não é por isso que o faço, mas é sempre bonito ver o nosso trabalho reconhecido e valorizado”, afirma a jovem da FEP, quando questionada sobre o valor do Prémio Cidadania Ativa.

O galardão destinado aos estudantes que mais se destacaram, no último ano, em atividades extracurriculares de cidadania foi entregue no passado dia 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade do Porto 2022.