Doutorada em Química e licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Susana Soares é professora no Departamento de Química e Bioquímica e investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE). Tem vindo a trabalhar nas áreas da tecnologia e ciência alimentar, nomeadamente em alimentos de base vegetal.

– O que significa para si ser mulher em Ciência?

Para mim é um desafio ter uma carreira em ciência. Todos sabemos que a carga familiar pesa muito na mulher e conseguir o equilíbrio entre carreira e família é um constante desafio.

No entanto e apesar do desafio, penso que o principal contributo que dou à ciência é a paixão pelo que faço, tentar fazer sempre mais e melhor.

– Uma ideia para melhorar a ciência em Portugal:

criação de um sistema científico sólido, com mais emprego científico como o que temos visto nos últimos anos. Mais incentivos para a contratação de doutorados pelas empresas e mais incentivos para Doutoramentos em empresas. Mais foco em cultivar o empreendedorismo na ciência e apoios para criação do próprio emprego.

Conheça as outras Mulheres na(s) Ciência(s)