Com todo o percurso académico feito na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto FCUP), na área da Ciência de Computadores e Informática, Sandra Alves é professora no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP e investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), na área de lógica computacional e linguagens de programação.

– O que significa para si ser mulher em Ciência?

Ser mulher em Ciência de Computadores, sendo uma área predominantemente masculina, implica frequentemente lidar com estereótipos, desigualdades e preconceitos de género.

Na minha atividade como cientista, tento encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento de conhecimento e atividades que promovem a divulgação do trabalho das mulheres na minha área científica, tais como os workshops “Women in Logic” e “Women in EuroProofNet”.

– Uma ideia para melhorar a ciência em Portugal:

Gostaria de ver um maior desenvolvimento de ambientes e práticas inclusivas, que promovam um envolvimento igualitário das gerações mais jovens nas áreas STEM.

Considero também essencial, uma política de financiamento que aposte na ciência fundamental, que tem vindo a ser progressivamente depreciada pelas instituições.

Sem ciência fundamental não se constroem bases sólidas para o desenvolvimento e aplicação do conhecimento.

Conheça as outras Mulheres na(s) Ciência(s)