Licenciada em Química (Ramo Científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e doutorada em Química também na FCUP, com especialização na área Química Inorgânica – Química de Coordenação, Ana Cristina Freire é, desde 2019, a primeira mulher a assumir o cargo de Diretora da FCUP. É também investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE).

– O que significa para si ser mulher em Ciência?

Estar na Ciência é um modo de estar na vida, um mindset, independentemente de se ser mulher ou homem.

A Ciência deve contar com pessoas que consigam observar, dialogar, ser desafiadas pelo mundo que nos rodeia, que nos questiona, que nos obriga a ser pessoas criativas, que nos obriga a ser pessoas compreensivas, motivando-nos a contribuir para a sua compreensão, aumentando o conhecimento global, para que possamos realmente ter impacto na resolução dos grandes desafios das sociedades atuais.

– Uma ideia para melhorar a ciência em Portugal:

Mais comprometimento com políticas de financiamento de projetos de I&D e ID&I nacionais e internacionais, de capacitação de infraestruturas instrumentais, de contratos com o tecido empresarial e de menor precariedade em recursos humanos.

Conheça as outras Mulheres na(s) Ciência(s)