Doutorada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Ana Claudia Teodoro é professora no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território e investigadora no Instituto de Ciências da Terra na área da deteção remota.

– O que significa para si ser mulher em Ciência?

Na minha visão, o talento é independente do género. No entanto, como mulher, percebo que, por vezes, é necessário dedicar um esforço adicional e excelência para alcançar reconhecimento na ciência, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Ser mulher na ciência implica lidar com desafios adicionais.

– Uma ideia para melhorar a ciência em Portugal:

Melhorar a  ciência em Portugal… aí está um tema que levaria a muita discussão e reflexão. Acho que somos demasiado burocráticos e isso impede muitas vezes o avanço da ciência.

Outro aspeto que gostaria de ver melhorado, para além do aumento do investimento, principalmente no reconhecimento do trabalho dos investigadores precários, está relacionado com a transferência de conhecimento para a indústria e para a sociedade em geral.

Conheça as outras Mulheres na(s) Ciência(s)