U.PORTO GENERATIONS – Família Sobrinho Simões

Manuel Areias Sobrinho Simões, Maria Augusta Areias Sobrinho Simões, Manuel Sobrinho Simões, João Areias Sobrinho Simões (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Há muito que a família Sobrinho Simões está ligada à Universidade do Porto. Desde estudantes, a docentes e investigadores, a ligação à U.Porto atravessa já quatro gerações.

Manuel Sobrinho Simões é o mais velho dos quatro filhos de Manuel Sobrinho Rodrigues Simões, médico, professor e investigador na área de Bioquímica, licenciado pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), em 1940. Em 1964, segue o percurso do pai e entra também ele na FMUP, onde descobre o interesse pela área da Patologia, muito influenciado por um dos seus professores, Daniel Serrão. Após terminar o curso, em 1971, com a média final de dezanove valores, torna-se, durante os três anos seguintes, Assistente Eventual da disciplina de Anatomia Patológica. Anos mais tarde, em 1979, doutorou-se em Patologia pela FMUP. Considerado o patologista mais influente do mundo em 2015, Sobrinho Simões desde cedo assumiu querer ligar-se à docência e à investigação. Fundador e presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da U.Porto (Ipatimup) – atualmente integrado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da U.Porto -, é atualmente Professor Catedrático naquela que foi a sua faculdade de formação.

Ligada à medicina é também a sua esposa, Maria Augusta Areias Sobrinho Simões. Formada pela FMUP, foi  Diretora do Serviço de Pediatria da Maternidade Júlio Dinis.

Na terceira geração encontramos Manuel Areias, o filho mais velho de Sobrinho Simões e Maria Augusta, também ele licenciado e doutorado pela FMUP, onde é hoje Professor Auxiliar Convidado, carreira que concilia com a de médico, no Centro Hospitalar de S. João. Curiosamente, diz ter-se cruzado apenas uma vez com o pai, que ainda hoje passa uma boa parte do seu tempo nos corredores da Faculdade de Medicina.

Numa família onde impera a Medicina, “destoa” apenas João Areias Sobrinho Simões, formado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.