U.PORTO GENERATIONS – Família Novais Barbosa

Tiago Novais Barbosa, José Novais Barbosa, Maria Teresa Novais Barbosa, Maria Judite Novais Barbosa e Maria Zamith (Foto: Egidio Santos/ U.Porto)

Antigo estudante, professor e Reitor, José Novais Barbosa desenhou todo o seu percurso académico e profissional na Universidade do Porto. Tanto que nem na hora de casar com Maria Teresa conseguiu fugir ao “destino”…  Não estranha por isso que os filhos e a neta lhe tenham seguido as pisadas, mantendo e reforçando a ligação – que vai já em três gerações – da família Novais Barbosa à Universidade.

Tudo começa quando José Novais Barbosa, então com 22 anos, se licencia em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Estávamos em 1962 e apenas no início de um percurso que incluiria ainda o doutoramento na FEUP, faculdade onde viria a traçar toda a carreira de docente: Professor Extraordinário e Agregado (1971) e Professor Catedrático (1979). Em 1998, foi eleito Reitor da Universidade do Porto, cargo que assumiu durante oito anos. Desde 2007, ano em que se jubilou e foi distinguido como Professor Emérito da U.Porto, preside ao UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Foi ainda enquanto estudante que conheceu Maria Teresa, com quem viria a constituir família. Partilha, entre várias histórias, que lá para meados de setembro, juntava-se aos colegas para ver as alunas do primeiro ano que chegavam à Faculdade de Ciências (FCUP) para se matricular. Foi numa dessas incursões que conheceu a sua atual esposa, também formada na U.Porto, em Ciências Biológicas. Desta união nasceram quatro filhos, dois dos quais, o Tiago e a Maria Judite, formaram-se na U.Porto. Tiago licenciou-se em Engenharia Mecânica pela FEUP, em 1998. Já Maria Judite doutorou-se Engenharia Biomédica em 2005, na mesma faculdade por onde o seu pai e irmão passaram. Hoje, é professora do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS).

Maria é a mais nova desta geração e a que mais “fugiu” da tradição familiar, no que toca à formação académica. Frequenta, atualmente, o segundo ano da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP).

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.