Cristina Queirós, docente e investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi distinguida com o prestigioso Prémio “Ciência 2022” pelo seu trabalho inovador no campo da segurança e saúde.

O reconhecimento foi concedido pela publicação do artigo intitulado “Hipertermia na redução de sintomas traumáticos e depressivos em profissionais envolvidos em acidentes”, em 2022 na revista Territorium – Revista Internacional de Riscos. O artigo teve ainda a coautoria de Simão Oliveira, Sílvia Monteiro Fonseca e Sara Faria (estudantes da FPCEUP) e Sónia Cunha (psicóloga do CAPIC-INEM), e nele foi analisada a aplicabilidade prática da Hipertermia.

O impacto no avanço do conhecimento científico na área foram considerados elementos fundamentais para a atribuição deste prémio. A cerimónia de entrega do Prémio “Ciência 2022” ocorreu durante o VI Congresso Internacional de Riscos, e foi entregue pessoalmente à investigadora da FPCEUP pelo Sr. Almirante Gouveia e Melo.

O congresso, que teve como tema “Riscos e Conflitos Territoriais: Das catástrofes naturais às tensões geopolíticas“, aconteceu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 23 a 26 de maio de 2023.