O Observatório de Vida das Escolas (OBVIE), do Centro de Intervenção e Investigação Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) irá organizar, em 2024, um ciclo de colóquios mensal intitulado «Abril, Escola e Democracia», que decorrerá entre janeiro e dezembro de 2024.

O que se pretende é comemorar uma data incontornável das nossas vidas, a partir da qual, como nos recorda a poeta, emergimos da noite e do silêncio, para podermos aprender a decidir quer sobre os nossos destinos pessoais quer sobre o nosso destino comum. É, por isso que em consonância com um tal compromisso, se pretende que o ciclo de colóquios a realizar se possa constituir como um espaço de reflexão sobre os caminhos percorridos e aqueles que teremos de continuar a percorrer para que as nossas escolas e, em geral, o nosso sistema educativo se possam afirmar como espaços e instrumentos de democratização do país.

Trata-se de um evento presencial que, apesar de gratuito, obriga a inscrição prévia. Pode realizar a inscrição no primeiro debate, que se realizará já no dia 9 de janeiro.

Mais informações podem ser consultadas no site do OBVIE: http://obviept.weebly.com/debates-2024.html.