A chegar aos seus cinco anos de existência, o Programa de Mentoria U.Porto inaugurou no passado dia 29 de novembro, a sua primeira Exposição intitulada de “Caminhos da Mentoria U.Porto”, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.  Trata-se de uma Exposição inédita que dá  conta, não apenas, da trajetória da Mentoria U.Porto desde 2019, mas também  do conjunto de iniciativas desenvolvidas ao longo de 2023, no âmbito do Projeto + Sucesso, projeto dinamizado pela Universidade do Porto e financiado pelo POCH.

É o passado e o presente de um Programa pioneiro que é hoje uma referência no acolhimento e integração dos novos estudantes da Universidade, e que tem um futuro promissor, em constante expansão e franco  dinamismo. Na exposição patente até 15 de dezembro  na FEP pode encontrar uma vasta  informação sobre a Mentoria, no que concerne aos seus objetivos, eixos estruturantes, resultados ou princípios, mas também encontra a mentoria em números,, e um vastíssimo conjunto de atividades e inciativas desenvolvidas durante a curta – mas significativa – história do programa + SUCESSO na Mentoria U.Porto. Entre elas, os Ciclos de Workshops, a Cãominhada, as II Jornadas, o IV Encontro, a FUNRACE, a Noite de Quiz Cultural, os Encontros com Profissionais, os Ciclos de Concertos, os Seminários de Mentores, as Rodas de Conversa, entre muitas outras.

A inauguração contou com muitas ilustres presenças e muita dinamização, aliás  sob a inspiração de um Projeto de Sucesso na Universidade, Mentores, Mentorados e Docentes contribuíram para a criação de um Mural da Mentoria U.Porto, que abria o evento de forma triunfal e com um toque artístico bem assinalado. Com a presença do Sr. Vice-Reitor, José Castro Lopes, das Direções, Conselhos Pedagógicos e Coordenações das Faculdades, o evento garantiu uma presença institucional consolidada, reunindo todas as Unidades Orgânicas da Universidade do Porto num momento que é um marco na história da Mentoria U.Porto, que em cinco anos, se definiu como o maior evento já organizado pelo Programa.

O entretenimento não faltou nesta grande Inauguração, com a dinamização de um InstaFrame da Mentoria e das atuações das Tunas da FEP que animaram todos os presentes, num espaço que contou com um serviço de catering permanente. Posteriormente, e a anteceder o grande concerto da noite com Ana Bacalhau, estudantes e docentes foram convidados para a apresentação do novo Portal da Mentoria U.Porto e para a apresentação exclusiva dos três vídeos produzidos ao longo do ano, sobre o Porto, a Universidade e a Mentoria, encontrando-se já disponíveis para visualização no canal de Youtube da Mentoria U.Porto. Já pelas 21 horas, o público geral junta-se à comunidade académica para juntos usufruírem de um espetáculo único da incontornável Ana Bacalhau, que em mais de 1 hora, conquistou todos os presentes pela sua presença em palco, e pelo caráter intimista do concerto e das suas intervenções e diálogos em torno da Mentoria U.Porto .

A meia hora do início do espetáculo  já o átrio da Faculdade de Economia da U.Porto se encontrava repleto de  fãs de Ana Bacalhau, que aguardavam ansiosamente por este espetáculo, promovido pela Mentoria U.Porto. Às 21:15 horas e com a plateia do Salão Nobre da FEP lotada, deu-se início ao tão aguardado espetáculo, que contou com uma breve intervenção institucional de Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto. Nas suas palavras, a importância do Programa + SUCESSO para o crescimento e consolidação da Mentoria U.Porto foi realçado , deixando o seu profundo agradecimento a todos os estudantes (Mentores e Mentorados) e docentes que contribuem diariamente para o sucesso contínuo deste Programa.

De seguida, e com uma mudança de cenário e o escurecimento das luzes de palco, dá-se a entrada triunfal de Ana Bacalhau em palco, onde os presentes entram automaticamente numa bolha atmosférica, em que o tempo  fica suspenso e somos levados para uma outra dimensão, caracterizada pelo bom humor e pela qualidade exímia, que tanto caracterizam Ana Bacalhau. Durante 1 hora e 15 min de espetáculo, a artista percorre alguns dos seus maiores êxitos como “Erro mais Bonito”, “Memória”, “Leve como uma Pena” ou “Ciúme”, passando pelos clássicos intemporais dos tempos de Deolinda com “Um contra o outro” ou “Seja Agora” e ainda, com um cheiro a coisas novas e recentes com os temas “Orelhas Moucas” e “Não Vás Embora, Rapaz”.

A arte de Ana Bacalhau voa, transmite-se e contagia toda uma plateia completamente rendida à sua personalidade musical, que compreendia todas as idades imagináveis, da primeira canção à última ovação. Mais do que um concerto, uma experiência imersiva com um sabor a intimismo e sala de estar, onde se cantaram e contaram histórias. Não haja dúvidas que a música portuguesa tem em Ana Bacalhau uma ícone do presente.

Numa das passagens entre canções, Ana Bacalhau refere-se ainda, ao Programa de Mentoria da Universidade do Porto como o “programa” – “para mim, é o Programa. É o programa de ajuda a todos os que entram na Universidade e se sentem um bocadinho esmagados, vindos do secundário”.

Já perto das 23h e com o concerto dado por terminado, ouvem-se os rasgos elogios em relação ao concerto e vindos de toda a plateia, acompanhados de um agradecimento profundo à Mentoria U.Porto por ter proporcionado aquele momento a todos os presentes, que sem dúvida ficará na história da Mentoria U.Porto e na de cada um dos que lá estiveram, como um dia memorável a recordar mais tarde.  No final do concerto, a artista disponibilizou-se para uma sessão de fotos e autógrafos com o público presente, tornando o momento ainda mais memorável para quem lá esteve.