Projeto "Sem nome"

Detalhes

Entre os dias 3 e 28 de julho, irão decorrer na FPCEUP, na sala 251, as atividades do projeto  “Sem nome”. Inês Nascimento, docente da FPCEUP, é a proponente e responsável por este projeto que integra a Universidade Júnior da U.Porto 2023, inserido no programa “Verão em Projeto”, destinado a jovens do 9.º 10.º e 11.º anos de escolaridade.

O projeto “Sem nome”  é, essencialmente, um projeto de educação para a saúde através do qual se pretende promover a literacia em saúde mental e enfatizar o papel da Psicologia e dos/as psicólogos/as nesse âmbito. Procura, mais especificamente,  tornar os/as jovens participantes mais sensíveis ao sofrimento psicológico, mais capazes de o reconhecer em si próprios/as, mais alerta para o impacto do estigma e melhor informados/as sobre os fatores de risco e fatores protetores da saúde psicológica. Visa, ainda, promover uma maior compreensão e aceitação dos problemas e/ou transtornos de foro psicológico e o respeito por quem deles/as possa padecer, por muito difícil que possa ser empatizar com os seus modos particulares de ser, pensar, sentir, comportar-se e relacionar-se. A designação do projeto pretende, justamente, salientar (i) a importância da não rotulagem de quem possa encontrar-se em situação de perturbação ou vulnerabilidade psicológica, (ii) a ideia de que o mal estar/sofrimento psicológico existe e é difícil de reconhecer e de ultrapassar sendo isso independente da classificação/categoria diagnóstica em que se enquadre, bem como (iii) a privacidade/confidencialidade enquanto princípio (ético) de atuação dos/as psicólogos/as.

Cartaz Evento >

×Fechar