Qui09Mai15:00Qui18:00A Psicologia e as Ciências da Educação na UPorto: contexto, afirmação e formaçãoComemorações 50 anos | 25 de abril na FPCEUP 15:00 - 18:00(GMT+01:00) FPCEUP - Auditório 1Tipo de eventoSessão PúblicaLocalFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Detalhes

No dia 9 de maio, pelas 15h00, no Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) terá lugar a sessão “A Psicologia e as Ciências da Educação na UPorto: contexto, afirmação e formação”, organizada no âmbito das comemorações 50 anos | 25 de abril na FPCEUP.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 6 de maio.

No ano em que se comemoram os 50 anos da revolução de abril, a FPCEUP leva a cabo um conjunto de iniciativas ao longo do ano, visando celebrar a relevância desta data e daquilo que este cinquentenário representa na consolidação do regime democrático.

Para além de um conjunto de iniciativas diversas, organizadas por grupos de docentes, técnicos/as e estudantes, que a Direção da Faculdade abraça e, em alguns casos, apoia, entendeu a Direção da Faculdade organizar um evento específico versando a própria história desta instituição e das suas formações de base. Por um lado, a afirmação das áreas científicas da Psicologia e das Ciências da Educação, apenas ocorrida enquanto formalização de cursos de grau superior, no regime democrático, não ocorre num vazio, importando perceber contextos e constrangimentos determinantes à sua génese e desenvolvimento. É, por outro lado, relevante perceber a afirmação destas áreas no panorama da oferta educativa da UPorto a partir daqueles(as) que a frequentaram na primeira linha.

Para testemunhar a relevância histórica deste património naquilo que é hoje a identidade da FPCEUP e destas áreas científicas na UPorto, a iniciativa A Psicologia e as Ciências da Educação na UPorto: contexto, afirmação e formação, contará com a participação dos Professores Bártolo Paiva Campos (Psicologia) e José Alberto Correia (Ciências da Educação), Professores Eméritos desta faculdade cujo protagonismo no lançamento e afirmação destas áreas de saber na UPorto e no panorama do ensino superior português é de incontornável relevância.

Num segundo momento, a iniciativa contará com a participação testemunhal das Professoras Marina Serra Lemos (Psicologia) e Maria José Magalhães (Ciências da Educação), docentes da FPCEUP (aposentada e em exercício, respetivamente), estudantes da 1ª edição dos respetivos cursos, vinculadas a estes momentos iniciais das formações em Psicologia e em Ciências da Educação na UPorto e, nesse sentido, neófitas da afirmação destas áreas científicas.

Num último momento, e dando sentido ainda aos percursos profissionais no interior da FPCEUP, a iniciativa homenageará um conjunto de docentes e uma técnica superior, entretanto aposentados/as.

15h00 | Abertura da sessão pelo Senhor Diretor da FPCEUP, Professor Pedro Nobre
15h15 | Alocução dos Professores Bártolo Paiva Campos e José Alberto Correia
16h15 | Alocução das Professoras Marina Serra Lemos e Maria José Magalhães
16h45 | Homenagem a aposentados/as
18h00 | Porto de Honra

>> Download Cartaz

Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.
By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.
×Fechar