Apresentação do livro ‘Industrialização e Desindustrialização no Brasil: Teorias, Evidências e Implicações de Política’

Qui02Mai18:30Apresentação do livro ‘Industrialização e Desindustrialização no Brasil: Teorias, Evidências e Implicações de Política’18:30(GMT+01:00) Tipo de eventoEncontroLocalFaculdade de Economia

Detalhes

No próximo dia 2 de maio, será lançado no Auditório 113 da FEP o livro ‘Industrialização e Desindustrialização no Brasil: Teorias, Evidências e Implicações de Política’.

Da autoria de Eliane Araujo e Carmem Feijó, a obra será apresentada pelo Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Fernando Freire de Sousa. Os Professores da FEP Aurora Teixeira e Luís Carvalho moderarão o evento que contará com a participação de Eliane Araújo (Universidade Estadual de Maringá), José Carlos Caldeira (INESC TEC / FEP), especialista em desenvolvimento industrial e inovação, e Natália Doré (FEP & cef.UP), especialista em economia brasileira.

O evento será também transmitido online via Zoom.

Sobre o livro

O livro ‘Industrialização e desindustrialização no Brasil: teorias, evidências e implicações de política’ tem o objetivo de discutir o processo de industrialização e desindustrialização da economia brasileira, a partir de uma perspectiva teórica, histórica e empírica. A estrutura compreende quatro partes. A primeira, destaca a centralidade da indústria para o crescimento econômico, partindo da evolução do debate teórico e das proposições da economia política da desindustrialização evidenciando, ainda, a discussão oportuna em torno da relação entre estrutura produtiva, comércio internacional e fragmentação da produção na economia globalizada. A segunda resgata o processo de industrialização brasileira e discute os desafios trazidos pela desindustrialização no contexto atual. A terceira parte apresenta evidências sobre os diversos aspectos da desindustrialização no Brasil e no mundo. Por fim, a última seção do livro resume as implicações da desindustrialização para a política econômica e traz alguns insights para uma neoindustrialização do Brasil, destacando aspectos relativos ao financiamento das atividades industriais e inovativas, trazendo elementos acerca do debate recente sobre o desenvolvimento sustentável por meio da “Economia Verde e Circular”, como uma fonte de oportunidades para o Brasil.

Sobre os participantes

Fernando Freire de Sousa

Doutorado em Sciences Économiques (Économie et Finances Internationales) pela Universidade de Paris I –Sorbonne (1984), Agregação pelo ISEG/Universidade de Lisboa (1999) e licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1970/75). Dividiu grande parte da sua carreira profissional entre a docência universitária na FEP e a gestão empresarial. Para além da presidência da CCDR-N (2016-2020), desempenhou ainda as funções de Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização no XIII Governo Constitucional, de 1996 a 1997, para além de outros cargos de gestão em várias empresas e grupos empresariais. Foi agraciado, em 2006, pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã -Cruz da Ordem do Infante D.Henrique. É, atualmente, Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Eliane Araujo

Doutorada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorada na Universidade de Cambridge e na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. É, atualmente, professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq. Foi presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB) no biênio 2018-19 e é membro do comitê de Economia do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) no triênio 2023-25.

José Carlos Caldeira

É consultor da presidência do INESC TEC. Até recentemente, foi administrador do INESC TEC e também administrador do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção. É ainda membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e Chairman do seu Implementation Support Group. É membro do Board da EFFRA – European Factories of the Future Research Organization. Entre outubro de 2014 e janeiro de 2018, foi Presidente da ANI – Agência Nacional de Inovação. É professor associado convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Natália Doré

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia, Universidade do Porto (2022). É, atualmente, professora auxiliar convidada na FEP. A sua tese de doutoramento (Economic growth and convergence in the very long-run: The case of emerging economies with a focus on Brazil) foi distinguida, em 2023, pelo FIBE – Fórum de Integração Brasil Europa.

 

×Fechar