Adrião Pereira da Cunha, Ricardo Cunha Lé, Maria José Pereira da Cunha, Ana Cristina Pereira da Cunha, Joaquim Sousa Lé (Foto: Egidio Santos/ U.Porto)

Na família Pereira da Cunha a ligação à Universidade do Porto é de tal forma presente, que, ainda hoje, avô e netos cruzam-se nos corredores das nossas faculdades. No total, dez elementos desta família passaram/estão a passar pela U.Porto.

O patriarca da família, Adrião Pereira da Cunha, entrou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto já depois de alguns membros da família se terem formado. Depois de uma vida dedicada à gestão, onde primeiramente se formou, seguiu o sonho de se formar em história, de tal modo que, depois da licenciatura (terminada em 2011) e do mestrado em História Contemporânea (terminado em 2013), acaba de se doutorar com a tese intitulada “Humberto Delgado no Portugal de Salazar”. O doutoramento não significou, entretanto, a  saída da FLUP. Atualmente, frequenta o Programa de Estudos Universitários para Seniores e é investidagor pós-doc na U.Porto.

Nesta família, foi o pai a seguir os filhos. José Valentim é o primeiro dos filhos a licenciar-se, na Faculdade de Engenharia (FEUP). Quis o destino que também a sua companheira Susana fosse licenciada na U.Porto, na FLUP. Desta união nasce José Maria Pereira da Cunha, também formado na FEUP e atualmente estudante de doutoramento em Inglaterra.

Segue-lhe a irmã “do meio”, Ana Cristina que se forma na Faculdade de Medicina (FMUP), em 1986. É aqui que conhece Joaquim Sousa Lé, também licenciado em Medicina, em 1986. Desta união nasce Ricardo Cunha Lé que, já na terceira geração, dá continuidade ao legado da família. Termina o Mestrado Integrado em Bioengenharia na Faculdade de Engenharia (FEUP) em 2015, tendo coincidido com o avô enquanto estudante da U.Porto.

Já Maria José, depois de algumas interrupções, licenciou-se em Artes Plásticas, na Faculdade de Belas Artes (FBAUP) em 1992. Segue-lhe as pisadas a filha Maria João, que frequentou a licenciatura em Design de Comunicação na mesma faculdade.

Também João Teixeira Pinto, genro de Adrião, tem a U.Porto no sangue, ao formar-se na Faculdade de Engenharia.

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.