Prémio reconhece o percurso científico e académico de Tiago Andrade [2º a contar da dir.)

Tiago Andrade, antigo estudante de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC – Pólo FEUP), é o vencedor o “Young Scientist Award”, atribuído pela Sociedade Internacional para a Educação em Engenharia (IGIP)

Entregue no âmbito da conferência comemorativa dos 40 anos desta sociedade, que decorreu em Villach, na Áustria, o prémio visa reconhecer o percurso de Tiago Andrade, desde estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) até ao presente, como técnico superior no âmbito do Laboratório Associado de Aeronáutica, Energia e Transportes (LAETA), onde desenvolve trabalho na Unidade de Integração de Sistemas e Processos Automáticos (UISPA).

Tiago Andrade teve como estudante um envolvimento intenso em atividades de aprendizagem baseada em projetos que lhe permitiram “realizar engenharia”. De acordo com Teresa Restivo, Investigadora Principal da FEUP que tem acompanhado de perto toda a sua trajetória, o investigador “preocupou-se em aprender a ser um engenheiro, ser conhecedor de problemas para resolver e não das soluções “exatas” e antecipadas dos problemas”. Isso permitiu-lhe uma “excelente experiência de trabalho em grupo, na organização de tarefas e na perceção das suas capacidades”.

Ainda na opinião de Teresa Restivo, Tiago Andrade “adquiriu maturidade, responsabilidade e humildade que o levaram a ser integrado no seio da equipa que o ajudou a crescer na FEUP”. Paralelamente ao trabalho de I&D que desenvolve, o jovem vencedor do “Young Scientist Award” também tem representado a equipa em vários contextos, nomeadamente na 40th International Exhibition of Inventions in Geneva, onde ajudou a arrecadar uma Medalha de Prata.