Domagoj Ivastinovic é professor do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Graz, Áustria. (Foto: DR)

Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem 1,3 biliões de indivíduos que sofrem de cegueira ou de outras doenças relacionadas. É neste âmbito que Domagoj Ivastinovic (Universidade de Graz, Áustria) estará no Porto no próximo dia 3 de abril, para falar sobre “Visão Artificial”, no âmbito da 6.ª edição das Yes Talks.

O convite partiu dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com o objetivo de trazer até à cidade as mais recentes e inovadoras descobertas no tratamento da cegueira. Intitulada “In the blink of an eye, esta Yes Talk tem início às 14h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

Domagoj Ivastinovic participa atualmente no ensaio clínico europeu IRIS II, que está a testar uma prótese de retina de segunda geração, capaz de substituir componentes do olho por materiais biónicos e, assim, regenerar a visão em doentes invisuais. Especializado em descolamento de retina, formou-se na Medical University Graz e faz parte do corpo docente do Departamento de Oftalmologia.

O evento contará também com uma  palestra de Raquel Santiago, investigadora no Instituto de Investigação Clínica e Biomédica (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que irá falar sobre doenças degenerativas da retina.

Apresentando-se ao mais alto nível científico, esta YES Talk serve como “aperitivo” para o YES Meeting, que irá decorrer na FMUP entre os dias 12 e 15 de setembro.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.