A promoção da inovação e da excelência nas práticas pedagógicas são os objetivos principais do Workshop.

Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) acolhe, no próximo dia 18 de janeiro, a primeira edição do Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, um evento que vai juntar a comunidade académica na partilha e discussão das práticas de ensino e aprendizagem.

A sessão de abertura, marcada para as 9h30 e presidida pelo Reitor da Universidade, marca o início dos trabalhos, que se irão prolongar durante todo o dia. Após a sessão de abertura (10 horas), serão apresentados os trabalhos concorrentes à primeira edição do Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto, um galardão criado com o objetivo de distinguir a excelência e inovação pedagógica dos docentes da instituição, e contribuir para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem e para o sucesso escolar e pessoal dos estudantes. Durante o período da manhã, serão apresentados dois dos projetos concorrentes, ficando a terceira apresentação reservada para o período da tarde (pelas 14 horas).

Durante o dia, duas sessões animam o debate entre os intervenientes. A primeira (11h10), orienta a reflexão para as “Metodologias e desafios na utilização das TIC na Educação“, abordando as diferentes metodologias de utilização das TIC no âmbito da oferta formativa da U.Porto e nos novos desafios que estas colocam, em particular na formação à distância. A seguinte, já no período da tarde (14h30), intitulada “Experiências pedagógicas na U.Porto”, junta um conjunto de intervenções de representantes das diferentes faculdades, aos quais caberá relatar situações relevantes nos seus percursos académicos, quer como estudantes, quer como professores.

A estas sessões segue-se um período de debate, estando a sessão de encerramento, a cargo de José Fernando Oliveira (professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto e presidente do Júri do Prémio de Excelência Pedagógica) e Maria de Lurdes Correia Fernandes (Vice-Reitora da U.Porto), prevista para as 18 horas.

A participação no Workshop é gratuita e está aberta a todos os interessados, estando apenas sujeita a confirmação de presença para o endereço [email protected] . O programa completo está disponível aqui.