Estudantes da U.Porto podem voluntariar-se para ajudar alunos do ensino básico nos seus estudos.

Todos os anos letivos, dezenas de estudantes da Universidade do Porto voluntariam-se para ajudar alunos do ensino básico da cidade do Porto nos seus estudos, acompanhando-os em sessões tutoriais ao longo de todo o ano letivo através do projeto “Voluntariado Estudantil – Combater o insucesso e o abandono escolar”.

As candidaturas à edição 2017/18 estão abertas até 15 de outubro para todos os estudantes da U.Porto interessados em participar neste projeto de voluntariado que nasce da colaboração entre a Universidade do Porto, o Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto e os agrupamentos de escolas portuenses Alexandre HerculanoAurélia de SousaInfante D. Henrique e Rodrigues de Freitas.

Os estudantes selecionados para participar no projeto ficarão responsáveis pelo acompanhamento de um aluno destas escolas num formato tutorial (1 aluno / 1 voluntário) e numa dinâmica de encontros semanais com a duração mínima de 1 hora com o objetivo de minimizar as dificuldades de aprendizagem daqueles alunos, promovendo a sua autonomia no estudo e preparando-os para a tomada de decisões responsáveis no presente e no futuro – quer na escola, quer na sua vida pessoal e social.

Por isso, espera-se que os estudantes da Universidade do Porto que se voluntariem para este projeto tenham motivação, disponibilidade e vontade de colaborar com o desenvolvimento e integração escolar destes alunos do ensino básico e capacidade de capitalizar a experiência enquanto estudante do Ensino Superior para as dinâmicas promovidas pela escola, independentemente da sua área científica de formação.

Em contrapartida, a participação neste projeto por parte dos estudantes da Universidade do Porto possibilita não só o exercício da cidadania no domínio da educação, como também a aquisição e desenvolvimento de competências complementares à sua formação académica.

Os interessados têm de apresentar a sua candidatura até 15 de outubro, preenchendo o respetivo formulário de inscrição. Antes de se candidatar, consulte toda a informação disponível na página do projeto.