(Notícia atualizada às 10h00 do dia 13 de março de 2020: Este evento foi cancelado “por motivos de saúde pública”)

Cerca de meia centena de pessoas, a grande maioria das quais atuais ou antigos membros da Universidade do Porto, deverá juntar-se no próximo dia 14 de março, numa ação de recolha de lixo na Reserva Ornitológica de Mindelo.

Organizada pela Solidarity Soulassociação solidária criada por estudantes da U.Porto – em parceria com o Núcleo Salvar a ROM do FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens), a iniciativa limpaROM tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a preocupação ecológica e para a pedagogia ambiental, reforçando ao mesmo tempo a importância da ROM.

Esta ação de voluntariado, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Junta de Freguesia de Mindelo, tem início às 10h00, na estação de Metro Espaço Natureza, em Mindelo, e divide-se em dois percursos. É recomendado aos participantes que venham preparados com roupas confortáveis para longos percursos. Para participar, os interessados devem inscrever-se aqui.

A ação vai contar ainda com a colaboração da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da U.Porto (AEFCUP), do Voluntariado Universitário (VO.U.), da Júnior Empresa de Desporto e Nutrição (SuniPorto), da Iuris FDUP Júnior e da Linking Students. Espera-se que 90% dos inscritos para a ação façam parte da comunidade da U.Porto.

Sobre a ROM

Criada em 1957 por Santos Júnior, Professor Catedrático da U.Porto, a Reserva Ornitológica de Mindelo foi a primeira Reserva Ornitológica da Europa. Atualmente, acolhe 150 espécies de aves e outros animais. Conta ainda com um pólo de investigação onde são conduzidos vários estudos científicos diretamente ligados à Universidade do Porto. Com 8,5 quilómetros de extensão, a Reserva acolhe, para além de aves, anfíbios, répteis e mamíferos.

Sobre a Solidarity Soul

A Solidarity Soul, associação integrada na UP Solidária, foi fundada por José Tiago Sousa, estudante de Mestrado em Finanças da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) que nos últimos meses arrecadou o prémio “Voluntário U.Porto 2017/18” e o prémio Cidadania Ativa da U.Porto, na Vertente Humanitária ou Solidária.