Cerca de 60 pessoas, entre docentes, investigadores, funcionários e atuais e antigos estudantes da Universidade do Porto, participaram, no passado dia 29 de junho, numa caminhada pela Rota dos Moinhos de Jancido, promovida pela Comissão de Voluntariado da U.Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar.

Combinar atividade física com a consciencialização para a importância da preservação do património natural e histórico era o desafio de um percurso que conduziu os participantes por um trilho de cerca de três quilómetros, orientado pelo grupo dos Moinhos Jancido. Com início no caminho de Midões, a aventura incluiu um exercício de plogging, durante o qual os voluntários, devidamente munidos de x-atos e sacos de lixo, foram desafiados a limpar as matas da região, ao mesmo tempo que apreciavam a beleza natural envolvente.

Ao longo dos percursos foi possível explorar, apreciar e fotografar lugares repletos de múltiplas espécies autóctones e quedas de água, Tudo isto com passagem pelos oito moinhos distribuídos pelo caminho outrora utilizado pelas populações para passar entre freguesias e para transportar o carvão, e que vem sendo recuperado por voluntários de Gondomar.

“Aquilo que somos é a história que nos trouxe até aqui, e nós só podemos mudar o futuro. E mudar o futuro começa por preservar o património, porque se cria sustentabilidade. Porque se traz cá os jovens, os universitários, como hoje aconteceu… E tudo isto, sem marketing, transformou-se numa ação de grande impacto”, explica Aurora Vieira, vereadora da Câmara Municipal de Gondomar.

Após o almoço, em formato de piquenique à beira rio, e divididos em três grupos, os participantes puderam ainda aprender como combater as espécies invasoras e ajudar a destelhar um moinho que irá ser posteriormente recuperado na traça original (xisto).

Fotos: Tiago Barbosa / Moinhos de Jancido; Vídeo: Sérgio Soares / Moinhos de Jancido