É a primeira vez que a FMUP integra atividades de Voluntariado no curriculum do seu curso de Medicina

Cerca de 150 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão iniciar, neste mês de outubro, atividades de voluntariado em mais de 10 instituições a operar na cidade do Porto. A iniciativa partiu da FMUP, que criou este ano letivo uma Unidade Curricular de “Formação Social e Humana”, que desafia os jovens a integrarem no seu plano curricular 50 horas de voluntariado relacionado, de forma abrangente, com a Saúde.

“Entendemos que deve ser objetivo desta Faculdade promover a formação social e humana dos estudantes de Medicina, através do contacto com o outro e com realidades da sociedade que, por vezes, lhes são completamente desconhecidas”, explica Manuel Nuno Alçada, responsável pela nova disciplina.

Na sua vida profissional, os médicos vão ser confrontados com pacientes provenientes de todos os meios sociais. “Conhecer os constrangimentos próprios de quem vive num meio desfavorecido, as suas lutas e as suas dificuldades, contribui para uma melhor compreensão do doente e, em última análise, para que sejam melhores médicos”, conclui o docente universitário.

Entre as instituições que integram a “bolsa” de voluntariado constam a Médicos do Mundo, o Banco Alimentar Contra a Fome, a Associação dos Albergues Noturnos do Porto e a VO.U (Voluntariado Universitário).